Araraquara realiza pesquisa para elaborar Plano de Mobilidade

 




Pesquisa compõe o Plano de Mobilidade Urbana de Araraquara, que está em fase de elaboração; questionário é aberto à população


A Prefeitura de Araraquara e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) deram início à pesquisa on-line Origem-Destino 2020 com o objetivo de subsidiar a elaboração do novo Plano de Mobilidade (PlanMob) do município. O questionário busca mapear as necessidades de deslocamento da população, e fica aberto aos interessados até 13 de dezembro.

A pesquisa pode ser respondida por meio do site da Prefeitura ou pelo link 
https://www.nucleodegeo.ufscar.br/araraquara/  

“A pesquisa on-line é rápida e segura. Ao responder o questionário, a população participa do planejamento da mobilidade de Araraquara e, com isso, ajuda a embasar as propostas de melhoria do trânsito e do transporte coletivo, além de subsidiar as políticas municipais para pedestres e ciclistas”, explica o coordenador de Mobilidade Urbana de Araraquara, Nilson Carneiro.

O questionário leva, em média, pouco mais de 5 minutos para ser preenchido e traz perguntas sobre informações pessoais, dados socioeconômicos e deslocamentos diários antes, durante e após a pandemia.

O Plano de Mobilidade é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) instituída pela lei federal nº 12.587/2012. Essa lei estabelece que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a elaborar um plano de mobilidade em um processo participativo com os diversos setores da sociedade civil. Araraquara elaborou um PlanMob em 2008 e, de acordo com a PNMU, ele deve ser avaliado, revisado e atualizado a cada dez anos.

Em maio de 2019, a Prefeitura firmou convênio com a UFSCar para a elaboração do novo PlanMob de Araraquara. Toda a pesquisa e análise estão sendo feitas por professores e alunos do Departamento de Engenharia Civil da universidade, além de outros profissionais da área, mestrandos e doutorandos da instituição.

Quem tiver dúvidas ou comentários sobre a pesquisa Origem-Destino pode entrar em contato com a equipe da UFSCar pelo Whastapp (16) 99788-2792, por meio de mensagem de texto