Saúde de Araraquara oferece testes para Covid-19 em seis unidades a partir desta quarta (4)

 




Equipes estarão realizando testes sorológicos no CMS Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina, das 7 às 8h30

 

 

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, inicia nesta quarta-feira (4) testagem gratuita para Covid-19 em seis unidades de Saúde do município. Equipes estarão realizando testes sorológicos no CMS Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina, das 7 às 8h30.

A medida faz parte da parceria da Prefeitura com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab, que desde o dia 28 de setembro vem também realizando testes sorológicos em pessoas assintomáticas na Praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração. Cerca de 4 mil testes já foram realizados nestes dois pontos de grande circulação de pessoas na região central. Essa testagem em massa continua, sempre das 7 às 8h30.

Os testes sorológicos que começam a ser realizados nesta quarta nas seis unidades de Saúde terão distribuição de 20 senhas diárias em cada uma delas.

A coleta é de sangue venoso e as pessoas testadas deverão receber o resultado do exame em até 3 dias úteis, por SMS ou via email. Caso isso não ocorra, a pessoa deve entrar em contato e informar, através do aplicativo app.hilab.com.br ou por email, o sac@hilab.com.br

Se o exame for positivo, o caso será notificado, a pessoa será encaminhada ao serviço de saúde e terá todo o monitoramento de um caso reagente.

“Continuamos com a testagem em massa nos dois pontos do centro da cidade e estamos ampliando, portanto, essa ação, nestas seis unidades de saúde. É importante destacar que estes testes sorológicos têm como público alvo as pessoas assintomáticas, ou seja, sem sintomas gripais. As pessoas que estiverem com algum sintoma de gripe devem continuar procurando atendimento na UPA da Vila Xavier, que é o polo de referência para diagnóstico e tratamento do novo Coronavírus”, enfatiza a médica Talitha Martins, coordenadora da Atenção Básica do Município.

A medida faz parte do Plano de Intensificação do Enfrentamento da Covid-19 e, com ela, o município vai ampliar ainda mais sua taxa de testagem, que hoje é de quase 17.500 testes por 100 mil habitantes.

O objetivo das ações que estão sendo implementadas com o Plano é reduzir o contágio do novo Coronavírus na cidade. Araraquara possui hoje 5.634 casos confirmados e 64 óbitos decorrentes da doença.