Estudante de Araraquara é finalista da 21ª edição do EPTV na Escola

 





A estudante Maria Viviane Lima Spindola, de 15 anos, da EMEF Professor Waldemar Saffiotti, é uma das 10 finalistas da 21ª edição do concurso EPTV na Escola.

Neste ano, 5.732 estudantes de 37 cidades da área de cobertura da EPTV Central participaram do concurso, cujo tema da redação foi “A tecnologia que melhora o mundo, melhora mesmo a minha vida?”. Deste total, foram 215 redações semifinalista, passaram pela leitura e avaliação dos jurados e 10 delas foram escolhidas entre as finalistas.

Maria Viviane Lima de Espindola, a Vivi, como é chamada pela família e amigos, conseguiu a 6ª posição com sua redação enviada ao concurso.

Nascida em Buíque, Pernambuco, está há seis anos na EMEF Professor Waldemar Saffiotti e tem seu desempenho bastante elogiado pelos professores e também pela diretoria da EMEF, Aline Fernanda de Oliveira.

“Maria Viviane é uma jovem brilhante! Proativa, confiante, questionadora, positiva, protagonista da sua história. Uma aluna que mesmo com sua rotina diferenciada se dedica e se destaca nos estudos. E tem uma família parceira da escola”, afirma a diretora da EMEF. “Fiquei muito feliz com essa premiação, com a repercussão e o reconhecimento da nossa aluna. Com toda certeza terá um futuro promissor. A sua redação, além de incentivar os demais alunos, despertou para a Tecnologia Assistiva, um termo atual . Foi um bálsamo nesse período conturbado que estamos vivenciando. Toda a família "Waldemar Saffiotti" agradece a oportunidade de conviver e aprender com a Vivi”, ressalta Aline Fernanda de Oliveira

E a estudante reconhece a dedicação dos professores e de toda a equipe da EMEF. “Tenho em todos os seus professores uma grande inspiração. Tenho orgulho de aprender todo dia com eles, que têm muita paciência, calma e persistência de continuar ensinando, mesmo com tanta desvalorização do estado e desrespeito dos alunos. Eles são verdadeiros guerreiros”, afirmou ela, em declaração ao site do concurso.

Viviane se destaca mesmo por sua inteligência e diz que também faz parte do time que gosta de Matemática. É fã da escritora Bell Hooks e conta que costuma ler de dois a três livros por mês. Também assiste a séries no tempo livre. Ela relata que existem muitas dificuldades para a locomoção com cadeira de rodas e que a questão da acessibilidade deveria melhorar.

Entre seus sonhos para o futuro, ela quer conhecer o mundo viajando, fazer faculdade e ser muito feliz junto da família.

“É sempre uma alegria ver uma estudante da rede reconhecida pela sua inteligência e talento  - e são muitos, muitos os talentos que temos em cada uma das escolas!. Com ela, toda a escola também é reconhecida e, no caso da Maria Viviane e da EMEF Waldemar Saffiotti, a alegria e satisfação são duplicadas, isto porque ambas, estudante e escola, são excelentes exemplos de empenho, dedicação, superação e sucesso”, declarou Clélia Mara dos Santos, Secretária da Educação, acrescentando que a EMEF, neste ano, cumpriu a meta do Ideb para os anos iniciais e ampliou de modo absolutamente significativo o desempenho nos anos finais.

“E a Maria Viviane, uma jovem leitora assídua, uma estudante curiosa, focada e dedicada aos estudos, está entre as finalistas de um concurso tão importante e tradicional que envolve estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das redes públicas e privadas de municípios de toda a região central. Temos muitos motivos para estarmos orgulhosas e estamos. Uma vez mais, nossos cumprimentos a Maria Viviane e a toda equipe da EMEF Waldemar Saffiotti”, finaliza a secretária da Educação.