LEI QUE DECRETA PRISÃO EM MAUS TRATOS A ANIMAIS É DESCUMPIDA EM ARARAQUARA.

 













No último sábado (26), um cão de 2 anos acorrentado, morreu no Parque Gramado II, em Araraquara. O animal passou mais de 10 dias sem água e sem comida. A denúncia foi feita ao Bem Estar Animal de Araraquara, que foi até o local, mas na chegada do fiscal, o animal começou a convulsionar e não resistiu.

O acusado, um senhor de 62 foi levado para o Plantão Policial, onde relatou que estava em tratamento na Casa Transitória e que a morte do animal não foi intencional, pois havia deixado uma pessoa responsável por alimentá-lo. Diante da situação, só de animal ter ficado acorrentado, já é um crime de maus tratos, porém o delegado resolveu deixar ele responder em liberdade.


LAUDO VETERINÁRIO

A veterinária Talita Sampaio Lima, emitiu um laudo após a morte do animal, e informou que ele apresentava ovos de moscas pelo corpo e estava em estado inicial de decomposição. Ele também apresentava caquequecia acentuada, o estado de desnutrição elevado, compatível com doença crônica.


COMISSÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA ANIMAL OAB ARARAQUARA

Texto publicado pela advogada Carolina Mattos.

''A lei Sansão permite a prisão em flagrante!
Nesse caso o tutor do animal foi flagrado no local, o cão estava acorrentado, caquético, MORTO e ainda assim não foi verificado requisitos para decretação do flagrante mesmo com o laudo veterinário atestando a condição do animal.
NINGUÉM deixa de alimentar um animal sem querer, NINGUÉM deixa um animal acorrentado sem querer, NINGUÉM deixa um animal exposto a bicheira sem querer.
Mas infelizmente estamos longe de ver a lei regularmente cumprida!
É lamentável ter que implorar que a legislação que protege os animais seja cumprida.
Estou indignada e DECEPCIONADA com a conduta adotada.
Os animais não humanos tem a mesma importância e o mesmo valor que os humanos, talvez o dia em que as autoridades entenderem isso a situação seja diferente.'' Relatou Carolina.