Mercedes-Benz encerra atividades em fábrica na região




A Mercedes-Benz confirmou o encerramento das atividades na fábrica de Iracemápolis, distante 74 km de São Carlos. A montadora informa que a companhia busca alternativas para os colaboradores, incluindo a possibilidade de um Programa de Demissão Voluntária. A fábrica conta com 370 trabalhadores, que entrarão em férias coletivas a partir de segunda-feira (21).


Entre uma das causas para a decisão de encerrar as atividades em Iracemápolis, a Mercedes cita a difícil situação econômica no Brasil agravada pela pandemia da covid-19. A planta da montadora alemã foi instalada na cidade em 2016.

Na fábrica de Iracemápolis eram produzidos o Mercedes-Benz Classe C e o Mercedes-Benz GLA. A produção será transferida para fábricas localizadas em outros países. 


Leia abaixo, na íntegra, a nota enviada pela Mercedes-Benz.


Mercedes-Benz pretende otimizar sua rede global de produção e analisa diferentes possibilidades para o futuro da fábrica de automóveis de Iracemápolis.


·     A Mercedes-Benz AG está trabalhando rumo ao futuro da mobilidade neutra em CO2 e investindo na transformação da companhia, com foco na eletrificação e digitalização de seus veículos. Isso inclui a otimização de sua rede global de produção.


·     Somado a isso, a situação econômica no Brasil tem sido difícil há muitos anos e foi agravada pela pandemia da Covid-19.


·     A Mercedes-Benz AG, então, decidiu encerrar a produção de automóveis premium na fábrica de Iracemápolis (São Paulo). A empresa está buscando a melhor perspectiva de futuro possível para o local e os seus colaboradores.


·     A companhia vai buscar alternativas para os colaboradores, incluindo a possibilidade de um Programa de Demissão Voluntária.


·     Daimler AG continua comprometida com o Brasil e esta decisão não irá impactar a produção de caminhões e chassis de ônibus no país.


A Mercedes-Benz AG está dando um novo passo rumo à transformação da companhia. Nesse sentido, a empresa decidiu encerrar a produção de automóveis premium na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo. A decisão está sendo tomada com base em vários fatores, incluindo a atual situação do mercado brasileiro.


Nesse momento, a companhia está buscando a melhor perspectiva de futuro possível para o local e os seus 370 colaboradores da unidade. A Mercedes-Benz irá buscar alternativas para os empregados, incluindo a possibilidade de um programa de demissão voluntária e outras possibilidades que serão avaliadas em um futuro próximo.


Jörg Burzer, Membro do Board da Mercedes-Benz AG, Produção e Cadeia de Suprimentos: “A situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia da Covid-19, causando uma queda significativa nas vendas de automóveis premium. Ao longo do nosso processo de transformação, continuamos a reestruturar a nossa rede de produção global. Aumentar nossa eficiência, otimizando a nossa capacidade de utilização é um facilitador importante. Por isso, decidimos encerrar a produção de automóveis premium no Brasil. Nosso primeiro objetivo agora é encontrar uma solução sustentável para os colaboradores dessa unidade, que contribuíram de forma decisiva para o sucesso da Mercedes-Benz no Brasil com seu comprometimento e expertise nos últimos anos”.


 A Daimler AG continua comprometida com o Brasil e mantém uma forte presença no país com unidades de produção em São Bernardo do Campo, São Paulo (Caminhões e Chassis de Ônibus) e Juiz de Fora, Minas Gerais (Cabinas de Caminhões).


 Sobre a fábrica de Iracemápolis


Com 370 colaboradores, a fábrica de Iracemápolis (São Paulo) tem sido responsável pela produção do Mercedes-Benz Classe C e pelo Mercedes-Benz GLA. O volume de automóveis que era produzido em Iracemápolis será transferido para outras fábricas da rede de produção global. Cerca de 50 concessionários de automóveis premium vão continuar oferecendo os veículos Mercedes-Benz aos clientes no mercado brasileiro.