Ministério atribui aumento de casos de covid a 'relaxamento'

 



O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde , Arnaldo Correia de Medeiros, atribuiu o recente aumento de casos de covid-19 no país a um "relaxamento" das medidas recomendadas para evitar o contágio, incluindo o distanciamento social.

A fala dele, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (3), ocorre um dia após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarar que "não se fala mais em afastamento social" no Brasil, durante audiência pública no Congresso.

Antes de ser questionado sobre os números, Medeiros apresentou dados que mostram um aumento de 21% dos novos casos e de 6% dos óbitos por covid-19 entre 14 e 28 de novembro. 

"Estamos analisando essa questão, mas a gente verifica que, talvez, nas últimas semanas houve um relaxamento, digamos assim, das recomendações que sempre fizemos aqui: higienização das mãos, o uso continuado da máscara, evitarmos aglomeração, um distanciamento mínimo entre as pessoas, a etiqueta respiratória, a higienização das superfícies", afirmou o secretário. 

Pazuello, no entanto negou que houvesse aumento de contaminação nas últimas semanas.

"Se todo o processo eleitoral dos municípios, com todas as campanhas, aglomerações e eventos, se isso não causa nenhum tipo de aumento de contaminação no nosso país, então não se fala mais em afastamento social”, disse durante a audiência na quarta-feira (2).

Durante a fala, o secretário ponderou que é "fundamental" evitar aglomerações para controlar o avanço da pandemia. 


Fonte:R7