ATAQUES DE ESCORPIÃO DOBRAM NO MÊS DE JANEIRO

 





Com o calor e as chuvas do verão, o início do ano também traz um aumento na presença de insetos e animais peçonhentos para as grandes cidades. Entre o mais perigoso destes está o escorpião.

Para prevenir acidentes com este animal, a principal precaução recomendada por especialistas é manter os ambientes limpos e organizados, não só na casa, mas também nos arredores.

Como escorpiões se alimentam de outros insetos, principalmente baratas, evitar o acúmulo de lixo, entulho ou até folhas secas é um dos métodos de prevenção recomendados pela Prefeitura de São Paulo.

O escorpião é um animal de hábitos noturnos que se movimenta durante a noite, em busca de alimento, e se esconde durante o dia. Além disso, são animais que não têm um local fixo e não fazem toca, se escondendo no primeiro local que encontram.

A preferência é por locais escuros, úmidos e com pouco movimento, tanto na área externa como interna da casa, segundo o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde. Entre eles estão sapatos, roupas, ralos, batentes de portas e janelas, assoalhos soltos, frestas na parede, caixas de energia, armário sob a pia, panos de chão e toalhas penduradas.

Para evitar a formação deste tipo de ambiente favorável ao abrigo do animal, algumas ações são essenciais, como rebocar paredes externas para que não apresentem frestas, vedar soleiras de portas com rolos de areia e evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões.

A criação de qualquer espécie de galinhas pode ajudar a combater a praga, já que elas podem comer os escorpiões. Outra forma de evitar o animal peçonhento é dedetizar o local. Apesar de não matá-los com o veneno, as baratas e outros insetos que servem de alimento para o escorpião são eliminados, evitando o problema a médio e longo prazo.

Dentre outros cuidados, estão:

• Manter jardins limpos e com a grama aparada.
• Acondicionar o lixo em sacos fechados, para que não atraia baratas.
• Utilizar telas nas janelas e saquinhos de areia embaixo da porta.
• Vedar ralos, pias e tanques.
• Conferir sapatos e roupas antes de usar.
• Afastar a cama da parede e evitar que lençóis e cobertas encostem no chão.

São considerados mais vulneráveis às picadas trabalhadores da construção civil, crianças e pessoas que permanecem longos períodos em casa. Em caso de ataque, as instruções do Ministério da Saúde são as seguintes: