Edinho empossa novo secretariado municipal para o mandato 2021-2024

 



Em evento no Centro Internacional de Convenção, nesta sexta-feira (8), secretários e parte dos coordenadores e gestores foram anunciados oficialmente


O prefeito Edinho e o vice-prefeito Damiano Neto empossaram, nesta sexta-feira (8), a equipe de secretários municipais e parte dos coordenadores, gestores e assessores que integrarão o governo no mandato de 2021 a 2024.

A posse foi realizada em evento no Centro Internacional de Convenção, mas sem presença de público, com regras sanitárias de prevenção da Covid-19 e transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Araraquara.

Vice-prefeito, Damiano Neto foi novamente nomeado como secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, cargo que já ocupava desde o início do mandato anterior em 2017.

Além disso, os seguintes secretários foram empossados: Eliana Honain (Saúde), Clélia Mara dos Santos (Educação), Juliana Agatte (Governo, Planejamento e Finanças), Adriano Altieri (Administração), Mariamália de Vasconcellos Augusto (Justiça, Modernização e Relações Institucionais), Jacqueline Barbosa (Assistência e Desenvolvimento Social), Priscila Luiz (Comunicação), Sálua Kairuz Manoel Poleto (Desenvolvimento Urbano), Amanda Vizoná (Direitos Humanos e Participação Popular), coronel João Alberto Nogueira Júnior (Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública), Sérgio José Pelícolla (Obras e Serviços Públicos), Teresa Cristina Telarolli (Cultura), Milena Pavanelli (Esportes e Lazer), José Carlos Porsani (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Alan Silva (Chefia de Gabinete).

Também tomaram posse Donizete Simioni (Superintendente do Daae, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Roseli Gustavo (Presidente da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara, a Fundesport), Lúcia Ortiz (Presidente da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves, a Fungota), Nilson Carneiro (Presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara), Manoel de Araújo Sobrinho (Presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações S/A), Cidinha Silva (Presidente do Fundo Social de Solidariedade), Fernanda Fegadolli Nascimento (Ouvidora Geral do Município), Alessandra Laurindo (Coordenadora de Políticas de Igualdade Racial), Carolina de Mattos Galvão (Coordenadora de Bem-Estar Animal), Erika Matheus (Assessora Especial de Políticas LGBT) e Juliana Záccaro (Comandante da Guarda Municipal de Araraquara).

Hora de união
Em sua fala, o prefeito Edinho enalteceu a capacidade de liderança e a dedicação dos nomeados e destacou a união de forças políticas para superar o momento difícil causado pela pandemia.

“A eleição acabou em 15 de novembro. É momento de unirmos a cidade para chegarmos aos nossos objetivos. Estamos juntos com a população de Araraquara enfrentando esse momento difícil. Nosso governo não tem ódio, não tem intolerância, não estimula a violência. É um governo que coloca o povo de Araraquara em primeiro plano, pacifica as relações e defende a vida”, disse.

Damiano agradeceu ao prefeito pela oportunidade e desejou sucesso aos empossados. “Todos nós fomos escolhidos para, junto com o prefeito Edinho, representarmos todos os moradores de Araraquara e cuidarmos da nossa população. Isso nos alegra, mas também nos traz uma grande responsabilidade. Vamos todos, unidos, trabalhar em prol de Araraquara”, afirmou o vice-prefeito.

Em nome dos secretários empossados, Eliana Honain falou sobre a importância do trabalho de cada secretaria. “Vamos continuar lutando para fazer a cidade melhor a cada dia, executando políticas públicas que modifiquem a vida da população. Cada um de nós vai dar o melhor para uma Araraquara mais justa, cidadã e democrática”, declarou a chefe da pasta da Saúde.

Presidente da Fundesport, Roseli Gustavo também fez agradecimentos. “Educação e Esporte têm o poder de mudar a vida das pessoas. É uma alegria devolver ao esporte tudo o que ele me proporcionou. Não vai faltar empenho de todos nós para que a gente continue tendo um esporte de excelência e no topo”, disse Roseli, que é medalhista olímpica de basquete com a seleção.

A assessora de Políticas LGBT, Erika Matheus, parabenizou Edinho pelas políticas de participação popular e de combate ao preconceito. “Agradeço ao prefeito pela atenção com as políticas LGBT, que são muito importantes no cenário atual da sociedade. É um prazer imenso estar aqui.”

Representando a Câmara Municipal, a vice-presidente Thainara Faria (PT) parabenizou os empossados e desejou um excelente trabalho. “Espero que todos possamos ter uma relação de muito respeito e amizade. Estamos representando a população para fazer uma Araraquara melhor”, declarou.

Estiveram presentes também no evento os vereadores Paulo Landim (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Emanoel Sponton (Progressistas) e Luna Meyer (PDT), além do ex-prefeito e ex-deputado estadual Roberto Massafera.

Confira a lista de secretários, coordenadores e gestores empossados nesta sexta-feira (8):


Secretário Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo: vice-prefeito Damiano Neto
— Empresário com 30 anos de experiência em gestão, além de serviços prestados a entidades filantrópicas. Foi diretor da Apae, presidente da Feira da Bondade e governador assistente do Rotary. Também foi vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico na gestão passada (2017-2020).

Secretária Municipal de Saúde: Eliana Honain
— Enfermeira formada pela USP (Universidade de São Paulo), compõe o quadro de carreira da Prefeitura há mais de 30 anos. É professora do curso de Medicina da Universidade de Araraquara (Uniara). Já foi secretária de Saúde no governo anterior de Edinho Silva e esteve à frente da pasta entre 2017 e 2020.

Secretária Municipal da Educação: Clélia Mara dos Santos
— Cientista social formada pela Unesp de Araraquara, integrou de 2009 a 2014 o quadro de gestores do Ministério da Educação e foi secretária de Gestão, Controle e Normas na Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Foi secretária de Governo e de Educação no governo anterior de Edinho e secretária da Educação na gestão 2017-2020.

Secretária Municipal de Governo, Planejamento e Finanças: Juliana Picoli Agatte
— Graduada em Ciências Econômicas pela Unesp de Araraquara e mestre em Política Social pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Gerência Pública. Integrou a equipe de governo municipal de Araraquara entre 2001 e 2005. No Governo Federal, trabalhou no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate À Fome, na Secretaria de Políticas para Mulheres e na Secretaria de Comunicação Social. É servidora pública federal, da carreira de desenvolvimento de políticas sociais. Esteve secretária de Planejamento e Participação Popular e na Secretaria de Gestão e Finanças entre 2017 e 2020.

Secretário Municipal de Administração: Antonio Adriano Altieri
— Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Araraquara e com especialização em Competências Gerenciais Públicas pela Unesp. É servidor público da carreira da Prefeitura há 42 anos, com atuação nas áreas de Suprimentos, Patrimônio, Contabilidade, Educação, Saúde e Planejamento e Participação Popular. Foi coordenador de Planejamento entre 2017 e 2020.

Secretária Municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais: Mariamália de Vasconcellos Augusto
— Advogada, formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e economista, formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Procuradora do Município de Araraquara desde 2009. Antes, foi funcionária de carreira da Câmara Municipal de São Paulo, atuando como secretária de Comissão de Mérito - Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente. Foi secretária de Justiça e Cidadania entre 2018 e 2020 na gestão Edinho.

Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social: Jacqueline Barbosa
— É psicóloga, pós-graduada em Educação Social e pós-graduanda em Gestão do Sistema Único de Assistência Social. Servidora pública de carreira com 18 anos de atuação na área. Já esteve presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e foi conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social. Foi secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social entre os anos de 2018 a 2020.

Secretária Municipal de Comunicação: Priscila da Silva Luiz
— Jornalista formada pela Universidade de Araraquara com especialização em Gestão Pública pela Unesp Araraquara e Jornalismo e Políticas Sociais pela ECA (Escola de Comunicação e Artes) da USP São Paulo. É mestre em Governo e Políticas Públicas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais. Foi secretária de Comunicação na gestão 2017 a 2020.

Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano: Sálua Kairuz Manoel Poleto
— É servidora de carreira do Município. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP. É professora da Universidade de Araraquara e foi coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição de 2013 a 2020. É conselheira titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, CAU/SP. Foi secretária de Desenvolvimento Urbano de 2018 a 2020.

Secretária Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular: Amanda Vizoná
— Graduada em Ciências Sociais pela Unesp de Araraquara. Mestre e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da rede estadual de ensino desde 2011. Atuou na gestão de políticas públicas para mulheres em Araraquara entre 2017 e julho de 2019 e foi secretária de Planejamento e Participação Popular de julho de 2019 a dezembro de 2020.

Secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública: coronel João Alberto Nogueira Júnior
— É coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, com mestrado profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. É bacharel em Direito pela Universidade de Araraquara. Possui especialização nas áreas de Engenharia de Transporte e Segurança no Trânsito pelo programa de pós-graduação da USP São Carlos e em Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário pelo Gabinete de Treinamento do Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo. Foi secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública na gestão Edinho de 2017 a 2020.

Secretário de Obras e Serviços Públicos: Sérgio José Pelícolla
— Graduado em Ciências e Matemática, lecionou nos anos de 1994 e 1995. Prestes a completar três décadas e meia no serviço público, iniciou sua vida pública na Secretaria de Obras do município, atuou junto à então Secretaria de Meio Ambiente de 2000 a 2003 e de 2004 a 2007. Esteve à frente do Escritório Regional de Planejamento (Erplan) de 2008 a 2018, coordenando convênios de 26 municípios da região e, mais recentemente, atuando como gerente de convênios junto à Coordenadoria Executiva de Gestão Governamental da Chefia de Gabinete.

Secretária Municipal de Cultura: Teresa Cristina Telarolli
— Cientista social formada pela Unesp Araraquara. É historiadora e escritora, tendo vários livros publicados. Foi coordenadora de Patrimônio Histórico de Araraquara entre 2005 e 2008. Foi coordenadora da Chácara Sapucaia, que pertence à Unesp de Araraquara. Foi secretária municipal de Cultura entre 2017 e 2020 e presidente da Fundart entre 2019 e 2020.

Secretária Municipal de Esportes e Lazer: Milena Malheiros Pavanelli
— Formada em Administração e em Técnica em Contabilidade, entrou na Secretaria de Esportes como estagiária em 2001. Em 2006, ingressou como servidora pública na função de Técnica em Serviços Públicos. Entre 2017 e 2020, exerceu a função de presidente da Fundesport, acumulando a função de gerente de Execução Orçamentária e Financeira, Próprios, Licitações, Contratos e Convênios, na Secretaria de Esportes e Lazer. Entre março de 2020 e dezembro de 2020, Milena exerceu a função de secretária municipal de Esportes e Lazer.

Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade: José Carlos Porsani
— Formado em Farmácia pela Unesp Araraquara, em Direito pela Universidade de Araraquara e em Contabilidade pelo Colégio Duque de Caxias. Exerceu a profissão de farmacêutico por 52 anos. É fundador da Sabsa (Sociedade Amigos do Bairro do Santa Angelina). Foi eleito para sete mandatos como vereador de Araraquara e atuou na gestão da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social por três vezes.

Chefia de Gabinete: Alan Silva

— Bacharel em Administração e bacharelando em Direito. Foi gerente Regional Sudeste da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, onde, posteriormente, ocupou o cargo de chefe de gabinete. Também ocupou a Chefia de Gabinete de Edinho na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e na Prefeitura de Araraquara (na gestão 2017 a 2020).

Superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos): Donizete Simioni
— Bacharel em Administração pela Uniara, pós-graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria pela Unisantana-SP, especialização em Gerência de Cidades pela Unesp de Araraquara. Foi secretário da Administração e Fazenda no governo Edinho entre 2001 e 2008, gerente executivo da EBC (Empresa Brasil de  Comunicação) em Brasília e São Paulo, de 2009 a 2011, e foi vereador na 17ª Legislatura (2013-2016). Também foi secretário de Gestão e Finanças e superintendente do Daae na gestão Edinho entre 2017 e 2020.

Presidente da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport): Roseli Gustavo
— Atleta, foi integrante da seleção brasileira de basquete feminino por 10 anos. Na década de 1990, conquistou os principais títulos do basquete feminino: campeã Pan-americana em 1991, campeã do Mundial em 1994 e vice-campeã olímpica em 1996. Foi estagiária e assistente técnica das categorias de base e equipe adulta de basquete feminino de Araraquara. Foi gestora e madrinha do Projeto Social Roseli de Basquete, ajudando na formação de mais de 300 atletas. De 2018 a 2020, atuou como coordenadora de Esportes e Lazer.

Presidente da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves (Fungota): Lúcia Ortiz
— Possui graduação em Enfermagem pela USP e mestrado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp. Foi professora e coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Paulista de Araraquara e é funcionária de carreira da Prefeitura há 35 anos. Desde 2017 está na diretoria-executiva da Fungota.

Presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA): Nilson Carneiro
— Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Braz Cubas e tecnólogo em Construção Civil pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, possui pós-graduação em Engenharia de Transportes pela USP. Foi presidente da Companhia Tróleibus de Araraquara de 2004 a 2008 e coordenador de Trânsito e Transportes da Prefeitura de 2001 a 2008. Desde 2017, é coordenador de Mobilidade Urbana e presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara.

Presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações S/A: Manoel de Araújo Sobrinho
É cientista social, pós-graduado em Gestão Pública pela Unesp Araraquara e empresário. Atuou como chefe de gabinete, secretário de Governo e presidente da Morada do Sol S/A na primeira gestão do prefeito Edinho (2001-2008). Foi assessor de relações institucionais da Presidência da República, chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação da Presidência e superintendente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Foi presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações S/A de 2017 a 2020.

Presidente do Fundo Social de Solidariedade: Cidinha Silva
— Pedagoga formada pela Universidade Araraquara, com especialização em Psicopedagogia e Neuropsicologia também pela Uniara. Está cursando pós-graduação em Gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) pela Unicesumar. Trabalhou como agente educacional na Prefeitura por 34 anos e esteve presidente do Fundo Social de Solidariedade de 2017 a 2020.

Ouvidora Geral do Município: Fernanda Fegadolli Nascimento
— Gestora em Finanças formada pela Universidade de São Paulo, técnica em Administração Municipal pela Unesp/Cepam, especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de São Paulo. Servidora pública há 29 anos, foi ouvidora geral do Município na gestão de 2017 a 2020.

Coordenadora de Políticas de Igualdade Racial: Alessandra Laurindo
— É cientista social formada pela Unesp, pós-graduanda em Gestão de Projetos Sociais e pós-graduanda em Serviço Social e Políticas Públicas pela Faculdade Intervale. Foi coordenadora de Políticas de Igualdade racial de 2009 a 2015 e secretária de Direitos Humanos e Cidadania em 2016. Também foi coordenadora de Políticas de Igualdade Racial na cidade de São Paulo em 2017. É gestora de projetos no terceiro setor e presidente do Conselho da UAB – União Afro Brasil.

Coordenadora de Bem-Estar Animal: Carolina de Mattos Galvão

— Advogada animalista graduada pela Uniara, pós-graduanda em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito, presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Araraquara, presidente do Conselho Municipal de Proteção Animal e fundadora do projeto #meadote.

Assessora Especial de Políticas LGBT: Erika Matheus
— Tem 20 anos, é mulher trans, graduanda em Letras pela Unesp Araraquara. É educadora decolonial, ativista social, feminista interseccional e palestrante.

Comandante da Guarda Municipal de Araraquara: Juliana Záccaro
— Funcionária de carreira da Prefeitura, integra a Guarda Civil Municipal de Araraquara desde 2006. Esteve como comandante da Guarda Municipal na gestão 2017 a 2020 do prefeito Edinho, sendo a primeira mulher a assumir o posto desde a criação da instituição, em 2001.