Prefeitura abre cadastro online para transporte escolar gratuito

 




Podem se inscrever estudantes da rede pública que moram na zona rural, em locais de difícil acesso ou a mais de 2 km da escola


A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, dará início neste dia 13 de janeiro ao cadastro e ao recadastramento de estudantes da rede pública aptos ao uso de transporte escolar no ano letivo de 2021. Como o procedimento é anual, estudantes inscritos em 2020 também devem renovar o cadastro. O cadastro segue até 31 de março.

Este ano, por conta da pandemia, todo o processo será online. Por isso, para se inscrever, é preciso ter acesso a um e-mail e preencher a ficha disponível site da Prefeitura, no portal Educararaquara (educararaquara.com) ou no seguinte link: https://forms.gle/VQyRcMu8KKS9HZs89. O acesso também pode ser feito via site da prefeitura www.araraquara.sp.gov.br (na home, clicar no Banner sobre transporte escolar).

O benefício, que será concedido assim que as aulas presenciais forem retomadas, é garantido pelo Programa Municipal de Transporte Escolar, que atende os estudantes da rede pública municipal (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e da rede estadual (ensinos Fundamental e Médio), por meio de fretamento e passe escolar gratuitos.

Para ter direito, o estudante deve ser morador da zona rural ou de local que dificulte seu acesso à escola ou, ainda, residir a mais de 2 km da unidade onde está matriculado.

Para comprovação de direito ao benefício, é necessário enviar pela internet dados da documentação do aluno e do responsável. Também será preciso ter em mãos a declaração atualizada da escola e um comprovante de endereço recente.

Após o envio da solicitação, o setor competente realizará a análise da documentação e do direito ao benefício, disponibilizando seu parecer em até cinco dias úteis. O usuário receberá um e-mail de confirmação, se aprovado, e um arquivo.

Automaticamente, os dados do usuário serão enviados para a loja do CAT (Consórcio Araraquara de Transportes), para atualização do documento, no caso da modalidade passe escolar. O usuário, então, precisará ir à loja, renovar sua foto e aguardar a permissão de recarga.

A partir do recebimento da permissão de recarga, o usuário ou seu responsável deverá comparecer à loja do CAT para efetuar a primeira recarga do ano. As próximas recargas serão realizadas remotamente, após solicitação online preenchida pelo usuário, disponível no portal Educararaquara. Em janeiro não haverá recarga dos cartões devido à suspensão das aulas presenciais.

Para a modalidade fretamento, os dados do usuário serão enviados para confecção das carteirinhas de ônibus, que serão entregues nas unidades escolares até março. A partir de abril, os usuários poderão retirar a carteirinha diretamente nas escolas (se houver retorno das aulas presenciais).

Quem tiver dúvidas ou não conseguir realizar o cadastro on-line deve entrar em contato com a Secretaria da Educação pelo telefone 3333-3969, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (16) 3333-2945.

• Documentos necessários para cadastro na modalidade passe escolar

 Educação Infantil:

- RG ou Certidão de Nascimento do aluno
- RG do responsável
- Declaração do CER do bairro que não tem vaga (atualizada)
- Declaração do CER que o aluno está matriculado (atualizada)
- Comprovante de endereço (cópia), máximo 3 meses – no nome dos pais

Ensino Fundamental e Ensino Médio:

- RG ou Certidão de Nascimento do aluno
- RG do responsável
- Declaração da escola (atualizada)
- Comprovante de endereço (cópia), máximo 3 meses – no nome dos pais

• Documentos necessários para cadastro na modalidade fretamento (ônibus)

Educação Infantil:

- RG ou Certidão de Nascimento do aluno
- RG do responsável
- Declaração do CER que o aluno está matriculado (atualizada)
- Comprovante de endereço, máximo 3 meses

Ensino Fundamental e Ensino Médio:

- RA do aluno (registro de matrícula)
- RG do responsável
- Declaração da escola atualizada (atualizada)
- Comprovante de endereço, máximo 3 meses