Aneel estuda como conter aumento das tarifa de energia no país

 



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou um grupo para avaliar formas de conter um esperado avanço das tarifas de energia no Brasil neste ano sem desrespeitar contratos em vigor, disse nesta terça-feira (23), o diretor-geral do órgão regulador, André Pepitone.

Energia elétrica deve ficar mais cara em 2021

Energia elétrica deve ficar mais cara em 2021

UESLEI MARCELINO/REUTERS






A afirmação vem após o presidente Jair Bolsonaro ter dito no sábado que o governo pretende "meter o dedo" no setor elétrico, diante da expectativa de aumentos de custos para os consumidores.

"Estamos com um grupo estudando, temos que estudar de maneira abrangente as melhores ações, diversas propostas. Estamos conversando com o mercado", afirmou Pepitone, durante reunião semanal de diretoria da agência, transmitida online, ao destacar que haverá "respeito aos contratos".

"Não tenho dúvidas de que vamos conseguir, assim como fizemos em 2019, 2020, também encaminhar soluções para o ano de 2021. O país continuar sob pandemia, o consumidor continua fragilizado, temos que ser capazes de encontrar soluções".

Os diretores da Aneel lembraram que a agência já tem discutido a devolução de 50 bilhões de reais aos consumidores nos próximos cinco anos em créditos fiscais acumulados pelo pagamento indevido de impostos no passado.

A medida será possível após decisões judiciais transitadas em julgado que apontaram como ilegal a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e Cofins nas contas de luz.

"Temos que ir limpando essas questões... mas não é suficiente, temos que buscar novas ações", disse Pepitone.

Ele destacou, no entanto, que a Aneel quer propor soluções que utilizem recursos e fundos do próprio setor elétrico, sem necessidade de aporte de dinheiro pelo governo.

"Vivemos uma crise fiscal, não existem recursos públicos, temos que trabalhar dentro de recursos do setor."


Fonte:R7