ARARAQUARA REGISTRA 197 NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS.

 




Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 350 - de 28 de fevereiro de 2021

 


O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 28 de fevereiro de 2021, para divulgar a situação epidemiológica do município e demais deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.


 

O Comitê reforça a importância do cumprimento das regras sanitárias determinadas pelos decretos municipais em vigor, que planejam a retomada lenta, gradual e responsável das atividades econômicas do município.  


 

Os supermercados voltam a abrir ontem, mas todos precisam ter consciência de não gerar aglomerações, evitando, assim, maiores riscos de transmissão do vírus. Eles vão continuar aberto, portanto, não há nenhuma necessidade de aglomerações em filas e a busca por esse serviço imediatamente.


 

Só saia de casa se for caso de extrema necessidade e sempre com máscara cobrindo o nariz e a boca. O isolamento social é a arma que temos para conter a transmissão da Covid-19. O foco é salvar vidas.

 


Situação epidemiológica

 


Araraquara registrou neste domingo, dia 28 de fevereiro, mais 118 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 32,1% de 368 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 79 amostras foram positivadas em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 197 novos casos. Portanto, agora são 14.574 casos em Araraquara.

 


Do total de confirmados, 1.264 permanecem em quarentena e 13.105 já saíram. Aguardam resultado de exames 170 amostras.


 

Hoje, 222 pacientes estão internados. Destes, 147 estão em enfermaria – 6 suspeitos e 141 confirmados. E 75 casos confirmados estão na UTI. Do total de 222 internados, 193 são moradores de Araraquara e 29 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.


 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 99% de leitos de enfermaria e 100% de UTI.

 


Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 21 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 26 pacientes e o Hospital de Campanha tem 43 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 205 óbitos decorrentes de Coronavírus. Os 3 óbitos mais recentes são:

 


Homem de 61 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital da rede pública desde o dia 20 de fevereiro.

 

Mulher de 49 anos, sem comorbidades, que estava internada em hospital da rede particular desde o dia 19 de fevereiro.

 

Mulher de 87 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital da rede particular desde o dia 24 de fevereiro.



Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 


Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).


 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.