Araraquara (SP) tem maior nível de infecções desde início da pandemia

 




Em lockdown desde a última segunda-feira (15), Araraquara, no interior de São Paulo, atingiu o recorde diário de novas infecções pela covid-19 nesta terça-feira (16), desde o início da pandemia, informou a prefeitura da cidade.

A secretária de saúde da cidade, Eliana Honain, relatou demanda excessiva de casos graves nos hospitais da cidade e explicou que, dos 287 exames feitos em pacientes com suspeita da doença, 152 apresentaram testes positivo, o que representa 53% das pessoas que fizeram testes.

Além desses, houve confirmação de mais 77 pessoas com covid-19 após exames feitos em laboratórios particulares. Portanto, em um dia, 229 foram diagnosticadas com a doença em Araraquara, maior patamar desde o começo da pandemia. 

Apenas em uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) da cidade, a da Vila Xavier, 16 pacientes recebem oxigênio e aguardam internação em leitos para covid-19. A secretária disse que há jovens entre eles e que a situação da pandemia na cidade é "extremamente grave".

"Essa noite foi muito conturbada [...]. Estamos ativando todo o nosso sistema, hospitais de campanha e os hospitais da cidade e da região para transferência. Ontem, batemos o recorde de atendimentos tanto aqui quanto nas seis unidades de saúde que abriram com o horário estendido, que estavam com demandas excessivas", diz. 

De acordo com a secretária, que gravou um vídeo e divulgou nas redes sociais da prefeitura de Araraquara, os pacientes não conseguem sair do oxigênio. "Tem pacientes jovens e precisamos de compreensão da população", diz. 

Até o momento, a cidade contabiliza 12.434 casos de coronavírus. "É uma situação muito drástica, não podemos falar em flexibilização de decreto ou possibilidade de abertura de quaisquer serviços. Nós temos que manter o endurecimento ainda mais em relação a nossa realidade", relatou.

"Estou aqui desde as 6h10 avaliando junto com a equipe que não teve descanso diante da realidade enfrentada que acompanhamos durante a noite toda e essa situação de 16 pacientes aguardando internação", detalhou.

Há, segundo ela, casos graves de pacientes intubados. Em seguida, Elina disse "suplicar" para a população ficar em casa. "Se não tivermos o isolamento social, não vamos estar falidos economicamente. Nós vamos perder muitas pessoas. Por isso, repito: não há possibilidade de flexibilização de decreto a não ser que seja para regras mais rígidas", destacou.

Assista abaixo ao apelo da secretária de saúde de Araraquara (SP):

Novas variantes e lockdown

A Prefeitura de Araraquara decretou lockdown aos 283 mil habitantes a partir dde ontem, após o crescimento no número de casos e mortos em decorrência da covid-19 e da confirmação da presença da variante do Amazonas.

O deslocamento só é permitido para acesso a serviços essenciais ou em caso de necessidade comprovada. Igrejas, templos, clubes recreativos e desportivos estão proibidos de abrir as portas até o fim do mês.

O comércio essencial só pode abrir até as 20h e atender com o uso de senhas. Postos de combustível fecham a partir das 19h. Quem descumprir as regras fica sujeito a multas que variam de R$ 120 a R$ 6.000.



Fonte:R7