CMS do Cecap atende em horário expandido pessoas com sintomas leves de Covid-19

 




Desde segunda-feira (22), o Centro Municipal de Saúde Doutor Renato Guimarães Bastos, do bairro Tancredo de Almeida Neves (Cecap) atende em horário expandido, das 7h às 20h, pessoas suspeitas ou com sintomas leves de Covid-19. Também quem já superou o contágio do novo coronavírus é reavaliado.

As consultas médicas e o funcionamento da farmácia acompanham o horário extra na unidade do Cecap, que teve os serviços estendidos transferidos da unidade do Iguatemi.

A coleta por meio de swab (cotonete longo e estéril aplicado na região nasal e faríngea) é realizada durante o dia todo e para o horário estendido, das 17h às 20h, é necessário pegar a senha às 17h, informa a enfermeira Renata Aparecida de Almeida Ferreira.

“Estamos realizando a coleta de swab nas pessoas cadastradas nas unidades de saúde e também a demanda é aberta a toda a comunidade. O resultado fica pronto em até três dias, e qualquer unidade pode ser consultada sobre o teste”, afirma.

Outras duas unidades: CMS Doutor Ruy de Toledo, no Selmi Dei 1, e CMS Doutor Giuseppe Auphiero Sobrinho, na Vila Melhado, realizam o mesmo procedimento: atendimento exclusivo a suspeitas de Covid-19 das 07h às 20 e coleta de swab no horário estendido das 7h às 20h.

Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Jardim Paulistano, Santa Angelina e Jardim América o horário específico para o teste de swab permanece o mesmo da semana anterior, das 17h às 20h. Pessoas com sintomas gripais graves, falta de ar ou comorbidades devem se dirigir diretamente ao Polo de Atendimento a pacientes suspeitos de Coronavírus, instalado na UPA da Vila Xavier.