Comissão de Organização da Vacinação divulga cronograma de imunização contra a Covid-19 no município

 





Imunização está sendo desenvolvida de acordo com a disponibilidade das remessas de vacinas enviadas ao município pelo Ministério da Saúde e do Governo do Estado

 

 

A Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19, formada por médicos infectologistas, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e do Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara) informa cronograma de vacinação contra a Covid-19.

 

No sábado, dia 6 de fevereiro, das 8 às 17 horas, na sede da Secretaria Municipal da Saúde, serão vacinados os profissionais liberais em atividade das seguintes categorias: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que atuam no sistema privado (consultórios e clínicas). Todos terão que apresentar registro de classe, comprovando o exercício profissional. Os profissionais aposentados não serão vacinados neste momento. A Secretaria Municipal da Saúde fica na av. São Geraldo, 925, esquina da Avenida Padre Francisco Salles Colturato (Avenida 36).

 

Na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, serão vacinados os cirurgiões dentistas, das 8 às 17 horas, na sede da Associação Paulistas de Cirurgiões Dentistas - APCD de Araraquara. Também será obrigatório a apresentação do registro de classe comprovando o exercício profissional. A APCD de Araraquara fica na  Endereço: Rua 9 de Julho, 2340, no Centro.

 

Na terça-feira, dia 9 de fevereiro, serão vacinados os farmacêuticos, das 8 às 17 horas, na sede do Conselho Regional de Farmácia (CRF). Também será exigido o comprovante do exercício da atividade. A sede do CRF de Araraquara fica na Rua Humaitá, 2046, no São Geraldo.

 

As demais categorias de profissionais liberais que atuam no município deverão aguardar os próximos cronogramas, que serão divulgados em breve. Todos os profissionais da área de saúde do município serão imunizados.

 

Idosos com 90 anos ou mais

 

E também durante a próxima semana, de 8 a 12 de fevereiro, serão vacinados os idosos com 90 anos completos ou mais, das 7h30 às 16 horas, no Sesa, localizado na Rua Itália,1617, no Centro.

 

Não há necessidade de agendamento, apenas a apresentação de um documento de identificação.

 

Os que estão acamados e são cadastrados nas unidades de saúde do município receberão a equipe de vacinação na residência. Os que não estão cadastrados nas unidades de saúde devem solicitar a vacina através do Disque-Saúde, que é o 0800-771 77 23.

 

A Secretaria Municipal da Saúde adianta que, neste momento, os cuidadores de idosos residenciais ainda não serão vacinados, devendo aguardar os próximos cronogramas.

 

Vale ressaltar que todos que foram positivados para Covid-19 devem aguardar pelo menos 30 dias após o término do isolamento (quarentena) para buscar a vacina.

 

Para mais informações, o telefone é o Disque Saúde é o 0800-7717723. Já os profissionais liberais devem buscar informações junto aos seus respectivos conselhos de classe já mencionados acima.

 

Os cronogramas são definidos pela Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19, criada para elaborar toda a logística e o planejamento da imunização contra o novo coronavírus no município. Esta Comissão segue as determinações do Plano de Imunização do Estado e do Ministério da Saúde.

 

Até o momento, chegaram no município três remessas de vacinas, por meio da DRS Araraquara - anteriormente já haviam sido entregues 4.080 doses de Coronavac e 3.140 doses da Oxford/Astrazeneca. Na quarta (3), foram entregues mais 4.230 doses da Coronavac.

 

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, até esta quinta-feira (4) foram aplicadas 6.100 doses de vacinas contra a Covid-19 em profissionais da saúde que atuam na linha de frente da Covid em unidades de saúde e hospitais públicos e privados, em profissionais das redes básica e especializada do município e em idosos institucionalizados. No decorrer desta semana, continuam sendo imunizados profissionais que atuam em clinicas de raio X, em laboratórios de análises clínicas, além de agentes funerários e coveiros.

 

A campanha de imunização contra a Covid-19 em Araraquara está sendo desenvolvida de acordo com a disponibilidade das remessas de vacinas enviadas ao município pelo Ministério da Saúde e do Governo do Estado.

 

As novas etapas do cronograma e os próximos públicos-alvo da campanha de vacinação serão comunicados oportunamente.