Mundo contemporâneo fora de ordem é tema da redação da Fuvest

 




A redação da 2ª fase da Fuvest de 2021, fundação que organiza o vestibular da USP (Universidade de São Paulo), teve como tema a pergunta "O mundo contemporâneo está fora da ordem?". A prova de hoje teve 2.563 candidatos ausentes, taxa de 7,69% do total dos convocados para segunda fase (33.315). A taxa está na média histórica, de acordo com a Fuvest.

A Coordenadora de Redação do Poliedro, Fabiula Neubern, opinou que, ao falar do "mundo contemporâneo", a redação tem a capacidade de isolar um tema muito amplo, onde caberiam discussões sobre política, meio ambiente e as características da sociedade. Ela, contudo, considera que a pergunta do tema tem claramente o sistema capitalista, a pandemia da covid-19 e as mudanças climáticas como contexto. 

"A contemporaneidade está marcada não somente pela emergência climática, mas também pelas constantes mudanças e a dificuldade que elas trazem em elaborar planos de longo prazo. Também e principalmente com a contingência da pandemia, o mundo se vê questionando o modelo de dominação da natureza", opinou. 

Ela ainda afirmou que é preciso esperar a divulgação da prova na íntegra, para que sejam identificados os encaminhamentos possíveis aos textos dos candidatos a partir dos textos oferecidos pelos avaliadores na proposta. 

As provas serão realizadas em dois dias. Neste domingo, os estudantes terão quatro horas para produzir uma redação e responder a questões dissertativas de Língua Portuguesa e Literatura. Na segunda-feira (22), as provas terão disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida.

Ainda no mês de fevereiro, entre os dias 23 e 27, ocorrem as provas de habilidades específicas dos cursos de Música e Artes Cênicas.

No ano passado, o tema foi "O papel da ciência no mundo contemporâneo", utilizando como referência textos de Luis Fernando Verissimo, Oscar Sala, Gilberto Gil, Carl Sagan e Alicia Kowaltowski.

Fuvest 2021

Ao todo, 33.315 candidatos foram aprovados na 1ª fase. São oferecidas 11.147 vagas, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular. As outras 2.905 vagas para ingresso na Universidade de São Paulo são para estudantes pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada/Enem).


Serão convocados para a 2ª fase os inscritos mais bem classificados, em número correspondente a quatro vezes a quantidade de vagas da carreira e modalidade de concorrência (AC, EP e PPI). Ocorrendo empate na última colocação correspondente a cada carreira e modalidade serão admitidos para a 2ª fase todos os vestibulandos nessa condição.

As carreiras que tiveram notas mínimas mais altas foram Medicina em São Paulo, com 83 pontos, Medicina em Ribeirão Preto, com 81 pontos, Medicina em Bauru, com 78 pontos, e Engenharia Aeronáutica em São Carlos, com 71 pontos. Confira a lista completa aqui.


Fonte:R7