Prefeitura e Fungota providenciam instalação de mais 14 leitos Covid no Melhado

 



 

Com nova ampliação de capacidade, unidade de saúde chegará a 35 leitos para pacientes contaminados pelo coronavírus

 

O prefeito Edinho e as autoridades de saúde de Araraquara acompanharam a instalação de novos leitos de enfermaria para Covid-19 no Pronto Socorro do Melhado, na manhã desta sexta-feira (12). Com a nova ampliação, serão 35 leitos para pacientes contaminados com o coronavírus na unidade.

 

Somente nesta semana, 21 novos leitos já tinham sido abertos, sendo 15 na terça-feira (9) e outros seis na quarta (10). Em poucas horas, todos estavam ocupados. Agora, a Prefeitura e a Fungota estão trabalhando na instalação de mais 14 leitos, totalizando 35.

 

“Toda essa ampliação não tinha sido suficiente, mediante o alto número de positivados na cidade e que precisam de acompanhamento em leito hospitalar. Já estamos adquirindo os equipamentos e insumos necessários, como o oxigênio, para abertura de mais 14 leitos Covid para instalação na unidade. A Secretaria de Saúde e a Fungota estão empenhadas nessas compras e na contratação de equipes da linha de frente”, explicou o prefeito.

 

Edinho ressalta que Araraquara vive o seu momento mais difícil da pandemia e pede o apoio da população nas medidas de distanciamento social — a média móvel diária de novos casos de Covid-19 nos últimos sete dias, de 123,5, é a maior desde o início dos registros da doença na cidade, em março do ano passado.

 

“Precisamos, urgentemente, da conscientização da população. Precisamos bloquear a circulação do vírus, e isso só é possível se todos nós entendermos nosso papel coletivo nesta pandemia e evitarmos todo e qualquer tipo de aglomeração. Os funcionários da saúde estão trabalhando incessantemente e exaustos, a Prefeitura está trabalhando muito também para garantir a assistência, garantindo leitos, insumos e ampliando consideravelmente a testagem da população. Mas a luta tem que ser de todos”, declarou o prefeito Edinho.

 

Estiveram na visita a secretária de Saúde, Eliana Honain, e, representando a Fungota, Lúcia Ortiz (diretora executiva), Joice Nogueira (diretora administrativa) e Patrícia Jotesso (assessora técnica).

 

Polo de triagem

 

No final da tarde de quinta-feira (11), Edinho e Eliana Honain acompanharam também o atendimento de pacientes na UPA da Vila Xavier, que é o polo de triagem de casos suspeitos da Covid-19. No momento da visita, 13 pacientes estavam sendo assistidos nos leitos da unidade, sendo que parte deles poderia precisar de internação.

 

“Todos que estão aqui estão bem assistidos, medicados, mas claro que alguns podem precisar de estrutura hospitalar. É uma doença agressiva. No ano passado, pacientes mais idosos evoluíam para internação. Agora estamos vendo pacientes jovens evoluindo para internação e de forma rápida. Se fizermos o distanciamento social, teremos menos pacientes contaminados, menos pacientes evoluindo para internação e menos leitos demandados. Esse é o apelo neste momento. Tudo nessa vida a gente conserta, menos a morte. Uma vida que vai embora, não tem como consertar. Não podemos achar normal as pessoas estarem morrendo de Covid-19”, reforçou Edinho.