Saúde acredita que 50% dos infectados em Araraquara estejam com a nova cepa

 


Neste sábado (13), a secretária de saúde de Araraquara, Eliana Honain, relatou que metade das pessoas que estão positivadas para o coronavírus tenham sido contaminadas por alguma variante do vírus, em Araraquara. 



"Não há como fazer exame em todos para saber quantos possuem a nova cepa e por isso estamos trabalhando com amostragem. Acreditamos que cerca de 50%", explica Honain.
Ainda de acordo com a secretária, a detecção do novo vírus só é possível por meio de análise laboratorial, porém, todos os cuidados são os mesmos. A única mudança que vem sendo analisada pela prefeitura é a ampliação do período de isolamento. Relatou a secretária.

"Estávamos propondo para quem não tinha sinais ou sintomas um isolamento de dez dias e já ampliamos para 14 dias. E vamos estudar nesta semana se iremos ampliar maffçis ainda, mesmo aqueles assintomáticos, por conta da transmissibilidade", ressalta. 

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 335- de 13 de fevereiro de 2021

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 13 de fevereiro, para novas deliberações no enfrentamento da Covid-19.

Com a confirmação, na noite de ontem, pelo Instituto de Medicina Tropical, órgão vinculado à USP (Universidade de São Paulo), de que duas novas cepas do vírus, mas transmissíveis e agressivas, estão circulando no município, estão sendo adotadas medidas mais duras para intensificar o isolamento social e diminuir o ritmo de contaminação.

O novo decreto municipal de calamidade pública, com regras mais restritivas para as atividades econômicas e população em geral, está disponível no site da prefeitura e vai vigorar a partir de segunda-feira, dia 15 de fevereiro.

O agravamento da pandemia e o aumento de internações pressionaram o sistema público e privado de saúde de toda a região, o que levou a Prefeitura e a Fungota a ampliarem os leitos de enfermaria no Pronto-Socorro do Melhado, contratarem mais profissionais de saúde e ampliarem a produção de oxigênio no Hospital de Solidariedade para conseguir receber mais pacientes.

No entanto, reforçamos que nenhuma estrutura será suficiente se não houver a participação da população no enfrentamento da doença. É fundamental que as pessoas cumpram rigorosamente as medidas sanitárias que podem interromper a curva de contaminação, segundo as autoridades de saúde.

É inadmissível, neste momento em que o município se encontra, com os serviços de saúde trabalhando no limite, que sejam realizadas aglomerações e qualquer outro tipo de descumprimento às determinações já amplamente divulgadas.

As equipes de fiscalização estão nas ruas cobrando o cumprimento da legislação em vigor, mas é fundamental que a população em geral esteja consciente e colabore, fazendo a sua parte. É hora de ficar em casa.

Essa é uma batalha de todos.

Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou neste sábado, dia 13 de fevereiro, mais 142 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 39% de 364 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 59 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 201 novos casos.

 

Portanto, agora são 11.960 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 698 permanecem em quarentena e 11.119 já saíram. Aguardam resultado de exames 335 amostras.

 

Hoje, 179 pacientes estão internados. Destes, 132 estão em enfermaria – 10 suspeitos e 122 confirmados. E 47 estão na UTI – 3 suspeito e 44 confirmados. Do total de 179 internados, 144 são moradores de Araraquara e 35 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 100% de leitos de enfermaria (novos leitos de enfermaria foram abertos em caráter de urgência) e 84% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 19 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 18 pacientes e o Hospital de Campanha tem 34 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 143 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Os óbitos mais recentes são de uma mulher de 55 anos, com comorbidades, que faleceu em sua residência, e uma idosa, de 79 anos, com comorbidades, internada em hospital público desde 31 de janeiro.

  

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.