Testes rápidos de Covid-19 são retomados nas unidades de saúde

 





A testagem em massa também continua sendo realizada na Praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração

 

As seis unidades de saúde de Araraquara localizadas nos bairros Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina vão retomar a testagem rápida de Covid-19 a partir de segunda-feira (8). A medida é uma extensão da testagem em massa que é feita desde setembro passado na Praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração.

Devem procurar esses postos de testagem apenas as pessoas que estejam assintomáticas, ou seja, que não possuam nenhum sintoma gripal.

Os testes são realizados sempre das 7h às 8h30, com distribuição de senhas – 20 senhas diárias em cada uma nas unidades de saúde, 75 senhas diárias na praça Santa Cruz e mais 75 no Terminal Central de Integração.

A análise sanguínea mostra se o paciente possui anticorpos para a doença: tanto o IGM (indica que a pessoa está em fase de transmissão) quanto o IGG (indica que a pessoa já teve a doença).
Esses testes são aplicados em parceria com a Uniara, o Instituto Butantan e o Laboratório Hilab e os resultados serão enviados por e-mail e SMS.

De acordo com balanço da Secretária Municipal da Saúde, até o dia 1 de fevereiro, 4.362 testes rápidos nestes pontos já foram realizados.

É importante destacar que pacientes que estejam sintomáticos devem continuar se dirigindo à UPA da Vila Xavier, que é o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus, para a realização do exame RT-PCR (que detecta a presença do vírus).

Confira os locais e endereços dos postos de saúde com testes para Covid-19:

CMS “Dr. Renato Guimarães Bastos” – Cecap
Endereço:
 Avenida Major do Exército Antônio do Amaral Biavatti, 347

CMS “Dr. Francisco Oswaldo Castelucci” - Yolanda Ópice
Endereço:
 Rua Domingos Paulo Real, 267

CMS “Dr. Ruy de Toledo” - Jardim Roberto Selmi Dei I
Endereço:
 Rua José de Freitas Madeira, 49

CMS "João Vitor Nascimento Maurício" - Vila Xavier
Endereço:
 Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 800

CMS “Dr. Marcelo Edgar Druet” - Jardim América
Endereço:
 Rua Jurupema, 373

CMS “Rafael Sorbo” - Santa Angelina
Endereço: 
Rua Habbib Khodor, 560