UPA DA VILA XAVIER NÃO TEM MAIS ONDE POR PACIENTES.

 



Na noite deste domingo (21), a UPA da Vila Xavier atingiu sua capacidade máxima de lotação, e não tem mais onde colocar pacientes com suspeita de coronavírus.

A confirmação foi feita por uma enfermeira que pediu para informar o SAMU que não levasse mais pacientes no local, pois não tinha mais leitos para pacientes ficarem, e que alguns já estavam ficando em cadeiras improvisadas por falta de leitos.

A ocupação do local é tudo com casos suspeitos de coronavírus e também confirmados.


Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou neste domingo, mais 118 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 37% de 232 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 99 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 217 novos casos.


Portanto, agora são 13.454 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 1.512 permanecem em quarentena e 11.771 já saíram. Aguardam resultado de exames 214 amostras.

 

Hoje, 218 pacientes estão internados. Destes, 155 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 146 confirmados. E 63 estão na UTI – 2 suspeitos e 62 confirmados. Do total de 218 internados, 180 são moradores de Araraquara e 38 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 97% de leitos de enfermaria e 98% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 19 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 21 pacientes e o Hospital de Campanha tem 36 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 171 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de um homem de 40 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital da rede particular de nossa cidade desde o dia 03 de fevereiro.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.