Anvisa faz exigências para testes de vacina do governo federal

 




A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fez novas exigências para o grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, depois de analisar o pedido de realização de estudos clínicos fases 1 e 2 da vacina Versamune®️-CoV-2FC.

As exigências, no entanto, não suspendem a análise das demais informações já apresentadas pelas desenvolvedoras da vacina.

A documentação foi protocolada na agência na quinta-feira (25). A Versamune é desenvolvida em parceria entre a Faculdade da USP, a empresa Farmacore e a PDS Biotechnology, dos Estados Unidos e tem investimento do governo federal.

ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, anunciou na sexta-feira (26), durante coletiva de imprensa, que três vacinas criadas no Brasil entrarão na fase de testes clínicos nos próximos dias. Ao lado do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Pontes defendeu que a criação de vacinas nacionais é uma questão de soberania e preparo para outras pandemias futuras.

"A gente vai ter outras pandemias, infelizmente, então vamos ter a tecnologia para criar vacinas. E é uma questão de soberania, nós vimos a dificuldade que é importar vacinas durante essa pandemia", afirmou o ministro.


Fonte:R7