Araraquara registra redução de 39% no número de mortes e de 57,5% dos casos

 



Neste domingo (21), a cidade de Araraquara completou um mês do 1° dia de fechamento total da cidade, como a medida de conter a disseminação do coronavírus.

Em comparação há 30 dias, a cidade registrou uma queda de 57,5% no número de casos e 39% na média semanal de mortes, além da desocupação de leitos de U.T.I, que não tem filas de espera há 14 dias.

A cidade de Araraquara foi a primeira cidade do estado de São Paulo, e decretar total restrição, e até mesmo a proibição de pessoas nas ruas, a não se para ir trabalhar ou buscar atendimento médico.


Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 371 - de 21 de março de 2021




O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 21 de março de 2021, para divulgar a situação epidemiológica do município.

 



Situação Epidemiológica

 


Araraquara registrou neste domingo, dia 21 de março, mais 81 casos positivos de Coronavírus o equivalente a 15% de 531 amostras analisadas nos serviços públicos de saúde.


 

Além destes, mais 20 amostras foram positivadas em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 101 novos casos. Portanto, agora são 16.723 casos em Araraquara.

 


Do total de confirmados, 490 permanecem em quarentena e 15.924 já saíram. Aguardam resultado de exames 239 amostras.


 

Hoje, 172 pacientes estão internados. Destes, 86 estão em enfermaria – 3 suspeitos e 83 confirmados. E 86 estão na UTI – 1 suspeito e 85 confirmados. Do total de 172 internados, 94 são moradores de Araraquara e 78 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.


 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 61% de leitos de enfermaria e 89% de UTI.


 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 19 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 13 pacientes e o Hospital de Campanha tem 46 pacientes.

 


Foram notificados, até o momento, 309 óbitos decorrentes de Coronavírus.


 

Os 2 óbitos mais recentes são:    


 

Mulher de 90 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 14 de março.


 

Homem de 55 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 05 de março.


 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.


 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).


 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.