Senado prepara moção de apelo internacional para conter covid

 



A CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado prepara uma moção de apelo internacional, um pedido de ajuda internacional para o combate à pandemia da covid-19 no Brasil. 

Apesar de concordar com a iniciativa, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), líder da bancada feminina da Casa, considera a moção insuficiente. Em carta aberta, a senadora fala que o Brasil está em uma "cratera", e que é necessário um plano nacional de execução urgente. A senadora também defende a CPI da Covid no Senado, que já tem 32 assinaturas de apoio.

Leia abaixo a íntegra da Carta Aberta de Tebet: 

Carta Aberta

O Brasil mergulhou na cratera do NÃO. Não há coordenação, não há plano, não há compaixão.

Faltam leitos, falta oxigênio, falta caixão.

Faltam remédios para a dor.

Audiência pública não basta. Comissão de acompanhamento da Covid do Senado é importante, mas não suficiente. De pouco adianta apenas acompanhar quem navega à deriva. É preciso, urgente, uma mudança de rumos.

Moção de apelo por ajuda internacional está sendo elaborada pela CRE do Senado. Embora também necessária, e louvável, do mesmo modo, insuficiente.
A “CPI da Pandemia” surge no horizonte do momento como um instrumento de pressão, para que o Governo  aja com rapidez, coordenação e vontade.

Ou o presidente Bolsonaro se dirige à Nação e demonstra, diante de todos os brasileiros, plena consciência sobre a gravidade da situação e apresenta, ao lado do Ministro da Saúde, um plano nacional de  execução urgente para enfrentamento à pandemia,  ou  permaneceremos, todos, no CAOS.

O Brasil precisa emergir à superfície do SIM.

Do SIM à vida!

Senadora Simone Tebet
MDB-MS