SP identifica variante parecida com cepa da África do Sul em Sorocaba

 



A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, registrou seu primeiro caso com uma variante parecida com cepa da África do Sul. O caso foi confirmado nesta quarta-feira (31) durante uma coletiva no Palácio dos Bandeirantes."Houve a identificação de um caso da variação sul-africana. Não é uma variante nova, mas é nova no Brasil. 

Não temos ainda mais detalhes sobre esse caso, é a informação que recebi até o momento", explicou Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus.

Já o presidente do Insituto Butantan, Dimas Covas, explicou que já foi realizada a análise do material genético nos laboratórios da instituição e que o paciente que apresentou a variante não tinha histórico de viagem à África do Sul ou de contato com pessoas que estiveram no país.

"É assemelhada à da África do Sul, embora não haja histórico de viagem ou contato com viajantes do país. Então, portanto, também existe a possibilidade que seja uma evolução da nossa P.1", explicou Covas.

Tanto a P.1, variante do coronavírus originada em Manaus, quanto a variante sul-africana são mais transmissíveis que a versão original do coronavírus causador da Covid-19. A circulação da variante P.1 tem sido apontada como um dos fatores responsáveis pelo agravamento da pandemia de covid-19 no Brasil.


Fonte:R7