Técnica de Enfermagem é demitida e acusada de não aplicar a vacina em idoso em Votuporanga-SP

 



A Prefeitura de Votuporanga-SP demitiu a profissional de saúde que aplicou a "vacina de vento"em idoso. Após o registro do boletim de ocorrência, o caso foi encaminhado para o Ministério Público Federal. 

A técnica de enfermagem foi demitida após o vídeo viralizar nas redes sociais.  Nas imagens, é possível ver que não há nenhuma dose da vacina na seringa utilizada pela profissional de saúde, no Consultório Municipal Jerônimo Figueira da Costa. As imagens foram gravadas por um familiar da vítima, que demonstrava estar feliz com a vacinação da mãe e de um tio. Quando ela chegou em casa e foi olhar a filmagem novamente é que percebeu que uma das doses não foi aplicada e que seringa estava vazia.

Com essa situação, a familiar retornou imediatamente à unidade de saúde e apresentou a gravação para o responsável pela unidade que, segundo a Secretaria da Saúde, determinou a aplicação da dose corretamente, bem como afastou a técnica de enfermagem e registrou uma ocorrência policial, segundo informações do site A Cidade de Votuporanga.

“No mesmo dia, uma equipe de saúde aplicou a dose no idoso e um boletim de ocorrência foi registrado. A técnica de enfermagem foi demitida e o caso encaminhado para o Ministério Público Federal para uma apuração transparente do ocorrido e eventuais responsabilizações civis e criminais. A Secretaria da Saúde reforçou as orientações à toda equipe e determinou um novo protocolo de vacinação.


O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento”, disse a Pasta, em nota. A Prefeitura disse ainda que “trata-se de um caso isolado” e que tomou ciência dos fatos com indignação na semana passada.  Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, a Secretaria possui um canal de atendimento exclusivo para Covid-19, através do 0800-771-8070.


Fonte:cartaodevisita