'A luta pela vida continua', diz Covas durante internação por câncer

 



O prefeito de São Paulo (SP), Bruno Covas (PSDB), publicou na manhã desta segunda-feira (26) uma foto do filho Tomás, em sua conta no Instagram, e afirmou que a “a luta pela vida continua”. Após um agravamento do câncer, Covas está internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, desde o último dia 15.

“Enfrentar, combater e vencer. A luta pela vida continua, e com você ao meu lado, a vontade de vencer é gigante. Obrigado por estar sempre aqui, filho. Eu te amo”, afirmou o prefeito na publicação.

No hospital, ele está recebendo alimentação complementar por via intravenosa e apresentou acúmulo de líquidos ao redor do pulmão e no abdômen. Esse acúmulo é decorrente de uma inflamação causada por um dos tumores que atingem o fígado de Covas.

Segundo informou o médico David Uip na última semana, o prefeito só deve deixar o hospital quando houver confirmação de que o volume de líquido extra foi reduzido.

Covas está internado no Sírio-Libanês há 11 dias, após o surgimento de novos pontos do câncer, que atingiram o fígado e os ossos.

Botão para controlar o volume da publicidade

Avanço do câncer

Segundo explicou Uip, Covas havia sido internado para fazer exames rotineiros. No entanto, nesta última avaliação, os exames mostraram um avanço do câncer no fígado e nos ossos. Para seu tratamento, no dia 16, foram introduzidos alimentos por via intravenosa enquanto o prefeito dormia.

A alimentação complementar está sendo aplicada durante a noite, mas Covas se alimenta por via oral normalmente. A opção pela complementação, segundo a equipe médica, se deu para tentar aumentar o peso do prefeito, para fortalecê-lo enquanto passar pelo tratamento.

Os líquidos estão acumulados no espaço pleural e espaço peritoneal, ao redor dos órgãos do tórax mas, segundo os médicos não afetam a respiração do prefeito. O processo de drenagem desse líquido excedente teve início na segunda-feira (19). Os drenos, instalados nas laterais do corpo, só serão retirados quando o volume de líquido se reduzir, o que ainda não tem previsão de ocorrer.

Embora esse acúmulo seja causado pela inflamação do fígado, os médicos não vincularam sua alta médica ao sucesso no tratamento do câncer: ele poderá continuar o tratamento em casa caso os drenos se mostrem eficientes. A redução é necessária para proteger os demais órgãos, em especial o pulmão, de complicações.


Fonte:R7