Anvisa autoriza uso de coquetel anticovid recebido por Trump

 



A Diretoria Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por unanimidade, concedeu nesta terça-feira (20) a autorização para o uso emergencial do Reng-CoV2, um coquetel de anticorpos monoclonais contra a covid-19Os medicamentos são produzidos pela empresa Regeneron e comercializados pela farmacêutica Roche.

O coquetel ficou conhecido após o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump usar a medicação, quando foi infectado e desenvolveu a covid-19, em outubro do ano passado. 

Os medicamentos casirivimabe e imdevimabe foram liberados para uso somente em ambientes hospitalares (via endovenosa), em pacientes pediátricos, acima de 12 anos, e adultos, com no mínimo 40 kg, que não necessitem de suporte ventilatório e que tenham alto risco de desenvolver forma grave da doença.

De acordo com o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anivsa, Gustavo Mendes, o Reng-CoV2 apresentou uma redução substancial no número de pacientes hospitalizados e de mortes no caso de infectados sintomáticos e com comorbidade. A combinação de drogas também apresentou uma diminuição da carga viral significativa dos doentes. 

O coquetel, formado por casirivimabe e imdevimabe, também se mostrou eficaz nos estudos laboratoriais contra a variante amazônica. Agora, espera os resultados dos estudos clínicos, mas as respostas iniciais são positivas. 

O Reng-CoV2 é o segundo medicamento aprovado pela Anvisa para o tratamento da covid-19. O primeiro foi o remdesivir, em 12 de março deste ano.   

Fonte:R7