Araraquara tem queda de 74% em casos de coronavírus.

 




Dois meses após o 1º dia de 'lockdown', Araraquara vive outra realidade em relação ao controle da pandemia de covid-19. Com recorde de casos registrado em 20 de fevereiro, um dia antes de entrar em confinamento, hoje a cidade tem a expressiva queda de 74% na média móvel de novos casos, além da diminuição no número de mortes e internações de moradores pela doença.  


Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 403- de 22 de abril de 2021



O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quinta-feira, dia 22 de abril de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.


A Secretaria Municipal de Saúde informa que prossegue a vacinação dos idosos com 65 anos ou mais, a aplicação de segunda dose em idosos e profissionais da saúde e a vacinação dos profissionais da educação com mais de 47 anos.


É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado, de segunda a sexta-feira, nos seis pontos de vacinação: unidade de saúde do Sesa e unidades básicas de saúde do Jardim Iedda, da Vila Xavier e estacionamento da UPA do Valle Verde, das 8 às 15 horas; drive-thru do Sesc, das 8 às 16 horas, e drive-thru do CEAR, das 9 às 15 horas. Lembrando que no Cear estão sendo aplicadas as vacinas nos profissionais da educação com mais de 47 anos.


Nos dois pontos de drive-thru, quem for se vacinar e quiser colaborar com a Rede de Solidariedade, pode doar um quilo de alimento não perecível ou itens de higiene e limpeza.

Para agilizar o processo de triagem, a orientação é que todos façam o cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. O link do Vacina Já é o https://vacinaja.sp.gov.br/


Araraquara já aplicou 59.560 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 39.503 da primeira dose e 20.057 da segunda dose.


O plano de imunização do município é divulgado sempre nas mídias oficiais da Prefeitura.

 

Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou nesta quinta, dia 22 de abril, mais 5 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 1,5% de 318 amostras analisadas, sendo 49 testes realizados nos serviços públicos de saúde e mais 269 testes aplicados nos setores econômicos e sociais do município. Além destes, foram mais 18 positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 23 novos casos. Portanto, agora são 18.563 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 323 permanecem em quarentena e 17.866 já saíram. Aguardam resultado de exames 328 amostras.


Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados, ontem, dia 21 de abril, mais 269 testes em 17 estabelecimentos. Todos foram negativados. 


Hoje, 183 pacientes estão internados. Destes, 98 estão em enfermaria – 11 suspeitos e 87 confirmados. E 85 estão na UTI – 2 suspeitos e 83 confirmados.


Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 59% de leitos de enfermaria e 93% de UTI.


Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 16 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 38 pacientes, o Hospital São Francisco tem 30 pacientes, o Hospital de Campanha tem 47 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense tem 44 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 8 pacientes.


Do total de 183 internados, 80 são moradores de Araraquara e 103 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 56 estão em Enfermaria e 47 estão em UTI.


Os 103 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (8), Bariri (1), Bebedouro (1), Boa Esperança do Sul (1) Descalvado (2), Dourado (1), Franca (1), Gavião Peixoto (7), Guarapiranga (2), Ibaté (6), Ibitinga (1), Itápolis (8), Jaboticabal (1), Motuca (1), Nova Europa (7), Pirassununga (1), Porto Ferreira (3), Ribeirão Bonito (1), Rincão (5), Rio das Pedras (1), Santa Cruz das Palmeiras (1), Santa Lucia (2), São Carlos (30), Tabatinga (7), Tambaú (1), Taquaritinga (2) e Viradouro (1).


Araraquara registrou, até o momento, 374 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito mais recente, registrado nas últimas 24 horas, é de um homem de 69 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 11 de abril.


Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.


Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).


As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.