Edinho relata experiência de Araraquara na pandemia em comissão da Câmara dos Deputados

 





Prefeito participou da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 na tarde desta terça-feira (13), em reunião por plataforma online


O prefeito Edinho relatou a experiência de Araraquara no enfrentamento da pandemia em uma reunião remota da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara dos Deputados, na tarde desta terça-feira (13). Feito por plataforma online, o encontro abordou o tema "As novas variantes da Covid-19".

A reunião foi presidida pela deputada federal Soraya Manato (PSL-ES) e pelo deputado federal General Peternelli (PSL-SP) e teve presenças de outros deputados federais e especialistas na área da saúde, como professores, pesquisadores, biólogos e epidemiologistas de todo o Brasil.

Edinho apresentou aos participantes da reunião as medidas tomadas por Araraquara desde o ano passado (implantação do hospital de campanha, do polo de triagem na UPA da Vila Xavier, investimento na ampla testagem, entre outras ações) até este ano, com a chegada da nova variante detectada no início de fevereiro pelo Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP.

“A circulação da cepa de Manaus, mais transmissível, mudou o panorama da pandemia em todo o Brasil. Em Araraquara, precisamos decretar o lockdown em fevereiro, o que reduziu muito os casos, as internações e os óbitos. O lockdown é uma medida dura, difícil, e que deve ser tomada quando não há outra forma para frear o contágio”, declarou Edinho.

O prefeito de Araraquara ainda ressaltou que o Brasil precisa controlar a pandemia — são 355 mil óbitos pela doença e média móvel diária em crescimento no país. “Não existe a contradição entre vida e economia. A economia só irá retomar se houver estabilidade, com gestão sobre a pandemia. E isso é possível com vacinação e isolamento social”, afirmou.

Edinho agradeceu à Câmara dos Deputados pela oportunidade, em nome da deputada Soraya e do deputado Peternelli, que presidiram a reunião, e do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), que intermediou o convite.