Mancha de petróleo surge onde submarino indonésio desapareceu

 



Um vazamento de petróleo foi detectado na área onde a Marinha da Indonésia perdeu contato com um submarino com 53 homens a bordo na costa do Bali, informou o ministério da Defesa nesta quarta-feira (21).

"Cerca da 7h da manhã, o monitoramento realizado por um helicóptero descobriu um vazamento de petróleo na posição onde o submarino desapareceu", disse o ministério em um comunicado.

A Marinha indonésia informou anteriormente que estava procurando um submarino de sua frota com o qual havia perdido contato nesta quarta-feira pela manhã depois de realizar exercícios na costa do Bali.

Jacarta enviou navios de guerra à região, disse o comandante das forças armadas indonésias Hadi Tjahjanto à AFP.

O submarino "se encontra a uma profundidade de 700 metros" ao norte da ilha de Bali "com 53 tripulantes a bordo", afirmou.

"O submarino 'KRI Nanggala 402' não restabeleceu contato com sua base inicial, às 3h locais (16h de terça, no horário de Brasília)", destacou o comodoro (primeiro almirante) Julius Widjojono, porta-voz da Marinha.

A Marinha indonésia "realiza atualmente tarefas de busca (...). Conhecemos a área, mas é muito profunda", acrescentou.

As autoridades pediram ajuda à Cingapura e Austrália para essas tarefas, segundo a fonte.

O submarino, armado na Alemanha, iria participar de manobras que incluiam lançamento de torpedos.

A Marinha da Indonésia possui uma frota de cinco submarinos, construídos na Alemanha e Coreia do Sul.

O "KRI Nanggala 402" foi lançado em 1978, segundo um site do governo e posteriormente sofreu alterações para modernizá-lo.


Fonte:R7