Araraquara receberá repasse para obras de infraestrutura turística

 




Araraquara será contemplada com um repasse estadual para ser aplicado em obras e melhorias de infraestrutura urbana. O anúncio foi feito pelo governador João Doria, em encontro no Palácio dos Bandeirantes, na capital. O vice-prefeito Damiano Neto esteve presente na cerimônia, que reuniu representantes de diferentes municípios paulistas.

O valor recebido por Araraquara ainda não está definido, mas o aporte integra um investimento total de R$ 50,4 milhões por parte do governo estadual nos 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs) – classificação obtida por Araraquara em 2017.

Com a autorização, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), formalizará os convênios e dará início ao processo de liberação dos recursos.

 “O turismo representa uma estratégia fundamental de desenvolvimento econômico, pois gera emprego e renda, e estamos confiantes na retomada das atividades de forma segura. Araraquara é vocacionada para o turismo de negócios, rural e universitário. Os recursos serão fundamentais para fomentar ainda mais essa importante característica”, ressalta Damiano Neto.

De acordo com o governo estadual, a criação dos MITs tem como objetivo ampliar e qualificar a oferta turística do Estado. Com exceção das 70 estâncias, que têm um regime próprio e consolidado por décadas, todos os demais 575 municípios paulistas estão aptos a se tornarem MITs, respeitado o limite atual de 140 vagas. Para tanto, devem preencher alguns critérios, como potencial turístico, ter um Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano Diretor de Turismo e atrativos turísticos reconhecidos.