Edinho reforça importância da busca por pacientes assintomáticos para o controle da pandemia

 




O prefeito Edinho participou, na segunda-feira (17), de três reuniões sobre a intensificação da testagem no combate a Covid-19. Em duas reuniões online, com representantes dos setores econômicos e dos sindicatos de trabalhadores, e uma presencial, com as equipes de fiscalização da Prefeitura, Edinho reforçou a importância da busca por pacientes assintomáticos para o controle da pandemia.

“Estamos em um esforço muito grande de ampliação da testagem, o que inclui exames nos estabelecimentos comerciais, indústrias, serviços, escolas, etc. Precisamos muito do apoio dos proprietários das empresas, das entidades, instituições e dos funcionários para que nossas equipes possam fazer essa testagem. O diagnóstico rápido, logo no início dos sintomas ou ainda na forma assintomática, é fundamental para o controle da pandemia e para salvar vidas, realizando o isolamento do infectado e evitando que contamine outras pessoas”, explicou o prefeito.

Desde abril, equipes da Secretaria de Saúde já estão realizando testagens em estabelecimentos comerciais e em moradores dos bairros atendidos pelo programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Edinho relatou que a busca dos comunicantes (familiares, colegas de trabalho e outras pessoas que tiveram contato com um positivado) será intensificada.

“Estamos estudando alterações no método de busca por pacientes com Covid-19 assintomáticos, ampliando o rastreamento de comunicantes dos casos confirmados. E tudo sendo feito com diálogo e em respeito à ciência. As atividades econômicas precisam retornar, mas com muita cautela e respeito às medidas sanitárias para não perdermos o controle da disseminação da doença”, afirmou.

As medidas em elaboração seguem orientações de especialistas da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), que estiveram em Araraquara no último dia 7 e colaboraram com as autoridades de saúde do município. A OPAS é um órgão vinculado à OMS (Organização Mundial da Saúde).

Fiscalização
Em diálogo no Centro Internacional de Convenção, Edinho agradeceu aos profissionais de fiscalização pelo trabalho desde o início da pandemia. Participaram servidores da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal, do Trânsito, do Procon, do Setor de Posturas e da Sala do Empreendedor.

“São pessoas comprometidas com a população e com o serviço público. O trabalho dos fiscais no cumprimento dos decretos sanitários é fundamental para o controle da pandemia. Se o decreto e os protocolos de distanciamento social não forem cumpridos, existe o risco de a pandemia se agravar. Nós não podemos perder o controle da contaminação”, salientou o prefeito.

As reuniões também foram acompanhadas pelo vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; pelas secretárias Eliana Honain (Saúde), Juliana Agatte (Governo, Planejamento e Finanças), Mariamália de Vasconcellos Augusto (Justiça, Modernização e Relações Institucionais), Amanda Vizoná (Direitos Humanos e Participação Popular) e Clélia Mara dos Santos (Educação); pelo secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; pela coordenadora de Justiça e Relações Institucionais, Marina Ribeiro; e pelo diretor-presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações, Manoel de Araújo Sobrinho.