Homens se cadastraram como gestantes para receber vacina contra Covid

 




A Prefeitura de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, informou que está investigando pelo menos 200 casos de possíveis fraudes envolvendo a vacinação contra a Covid-19 no município. As denúncias de fura-filas foram encaminhadas ao Ministério Público, nesta segunda-feira.

Segundo a prefeitura, a maioria dos cadastros com irregularidade ocorreu no grupo prioritário de pessoas com comorbidades. Elas teriam apresentado atestados falsos, se enquadrando no perfil de imunização definido pelo Ministério da Saúde, para furar a fila e antecipar a vacinação. Além disso, pelo menos 17 pessoas do sexo masculino teriam se cadastrado como gestantes e puérperas para tentar receber as doses.

De acordo com promotor de Justiça Ubiratan Domingues, os casos suspeitos serão encaminhados à Polícia Judiciária e ao MPMG para apuração de eventuais crimes. Além disso, o Município se comprometeu a alterar o procedimento de cadastramento para evitar futuras fraudes.

- Aguardamos a formalização da denúncia ao MPMG, a partir da qual atuaremos para que os responsáveis por eventuais desvios sejam punidos -, informou o promotor.

A prefeitura informou ainda que se comprovadas as irregularidades, tanto as pessoas imunizadas quanto o médico que forneceu o laudo falsificado, poderão ser responsabilizados por falsidade ideológica e uso de documento falso.

De acordo com o último boletim, divulgado pela prefeitura de Divinópolis na segunda-feira, quatro novas mortes em decorrência da Covid-19 foram registradas na cidade. Ao todo, 12.767 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, sendo 10.442 casos de pessoas que se curaram.