ARARAQUARA REGISTRA 177 NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS E DUAS MORTES.

 




Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 448 - de 6 de junho de 2021
 
O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 6 de junho de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Araraquara registrou neste domingo mais 177 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 14,36% de 1.232 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 20,37% de 810 amostras, sendo, destas, 165 positivados.

Araraquara soma 22.522 casos confirmados de Covid-19.

Em cumprimento ao decreto municipal em vigor, o Comitê de Contingência do Coronavírus emite sinal de alerta para toda a cidade neste boletim, considerando a taxa de positividade dos testes aplicados em indivíduos com sintomas sugestivos de Covid-19 registrada hoje, que foi superior a 20%. 

O mesmo sinal de alerta deve ser publicado em caso de 15% dos testes em geral (sintomáticos e assintomáticos) realizados no Município.
 
Diante de mais um sinal de alerta, o Comitê segue analisando com rigor a situação epidemiológica para deliberar sobre as ações necessárias de controle da transmissão do vírus que o momento exige.

E volta a chamar a atenção para a importância do cumprimento das medidas sanitárias que podem conter a transmissão do vírus na cidade. 
 
A população deve evitar qualquer tipo de aglomeração, usar máscara corretamente e respeitar a restrição noturna de circulação.

A força-tarefa da Prefeitura circula pelas ruas cobrando o cumprimento do decreto municipal.

Ainda de acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar de 30% dos pacientes ou de 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.

Ainda em relação à situação epidemiológica, do total de confirmados, 973 permanecem em quarentena e 21.093 já saíram. Aguardam resultado de exames 401 amostras.
 
Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 5 de junho, 422 testes, em 11 estabelecimentos, sendo 12 positivados em diferentes estabelecimentos dos setores de serviços e comércio.
 
Hoje, 182 pacientes estão internados. Destes, 96 estão em enfermaria – 1 suspeito e 95 confirmados. E 86 confirmados estão na UTI.
 
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 60% de leitos de enfermaria e 83% de UTI.
 
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 13 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 36 pacientes, o Hospital São Francisco tem 32 pacientes, o Hospital de Campanha tem 42 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 42 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 17 pacientes.
 
Do total de 182 internados, 91 são moradores de Araraquara e 91 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 47 estão em enfermaria e 44 estão em UTI.
 
Os 91 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (10), Araras (1), Barra Bonita (3), Barretos (1), Batatais (1), Boa Esperança do Sul (2), Borborema (4), Capivari (1), Descalvado (2), Dourado (3), Franca  (1), Gavião Peixoto (9), Guariba (1), Ibaté (3), Ibitinga (4), Igaraçú do Tietê (1), Itápolis (7), Leme (3), Limeira (1), Marília (1), Matão (3), Morro Agudo (1), Motuca (2), Piracicaba (1), Porto Ferreira (2), Ribeirão Bonito (1), Rincão (4), Santa Cruz das Palmeiras (1), Santa Eudóxia (1), São Carlos (10), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (2), Tambaú (1) e Taquaritinga (2).
 
Araraquara registrou, até o momento, 456 óbitos decorrentes de Covid-19. Os dois óbitos registrados nas últimas 24 horas são:

Homem de 67 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 2 de junho.

Mulher de 91 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada desde o dia 30 de maio.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Araraquara já aplicou, até o momento, 105.137 doses, sendo 67.646 da primeira dose e 37.491 da segunda dose.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.