ARARAQUARA REGISTRA TRÊS NOVAS MORTES POR CORONAVÍRUS

 




Situação epidemiológica

 


Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 281 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 22,97% de 1.223 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 29,65% de 880 amostras, sendo, destas, 261 positivados.

 


Araraquara soma 23.089 casos confirmados de Covid-19.

 


Considerando que o índice de testes em geral (sintomáticos e assintomáticos) ultrapassou 20% na data de hoje, o município alcançou, pela segunda vez na semana, o índice que estabelece o fechamento das atividades econômicas e sociais, desde que o decreto municipal entrou em vigor. O município retorna, portanto, em estado de alerta máximo.

 


O Comitê segue analisando a situação epidemiológica para deliberar sobre as ações necessárias de enfrentamento da doença. Os números elevados de contaminações registrados nesta quinta-feira reforçam a gravidade da pandemia neste momento no nosso município e exigem medidas preventivas para a contenção do vírus. 

 


De acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos e sociais de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar 30% dos indivíduos sintomáticos ou 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas e sociais será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.

 


Mais uma vez, o município se encontra em estado de alerta máximo e cabe à população em geral se conscientizar da importância de participar deste enfrentamento, se mantendo longe de qualquer tipo de aglomeração, usando máscara corretamente em espaços públicos, cobrindo nariz e boca máscara corretamente, e respeitando a restrição noturna de circulação.

 


A força-tarefa da Prefeitura está nas ruas fiscalizando e cobrando o cumprimento das regras e normas previstas no decreto municipal. Mas, zelar pela vida é obrigação de todos e cada um deve fazer a sua parte.

 


Nesta quinta-feira, do total de confirmados, 1.056 permanecem em quarentena e 21.571 já saíram. Aguardam resultado de exames 1.030 amostras.

 


Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 9 de junho, 343 testes, em 11 estabelecimentos, sendo 20 positivados residentes em Araraquara e 1 de outro município, dos setores de serviços e alimentação. Um estabelecimento do setor de alimentação foi interditado, após abertura de investigação de surto, em cumprimento ao decreto municipal em vigor.

 


Hoje, 207 pacientes estão internados. Destes, 109 estão em enfermaria – 1 suspeito e 108 confirmados. E 98 confirmados estão na UTI.

 


Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 68% de leitos de enfermaria e 87% de UTI.

 


Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 15 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 42 pacientes, o Hospital São Francisco tem 35 pacientes, o Hospital de Campanha tem 58 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 42 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 15 pacientes.

 


Do total de 207 internados, 110 são moradores de Araraquara e 97 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 44 estão em enfermaria e 53 estão em UTI.

 


Os 97 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (11), Angélica - Mato Grosso do Sul (1), Barra Bonita (4), Barretos (1), Batatais (1), Boa Esperança do Sul (4), Borborema (4), Capivari (2), Costa Rica - Mato Grosso do Sul (1) Descalvado (4), Dourado (2), Franca  (1), Gavião Peixoto (8), Guaraci (1), Ibaté (3), Ibitinga (2), Itápolis (7), Leme (2), Limeira (1), Matão (1), Morro Agudo (1), Motuca (2), Piracicaba (2), Ribeirão Bonito (1), Rincão (5), Rio Claro (1), Santa Cruz das Palmeiras (1), Santa Lúcia (1), Santa Rita do Passa Quatro (1), São Carlos (14), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (3), Tambaú (1) e Taquaritinga (2).

 


Araraquara registrou, até o momento, 462 óbitos decorrentes de Covid-19. 

 


Os 3 óbitos registrados nas últimas 24 horas são:

 

Mulher de 54 anos, com comorbidade, internada em hospital da rede pública desde o dia 2 de junho.

 

Mulher de 56 anos, sem comorbidade, internada em hospital da rede privada desde o dia 20 de maio.

 

Homem de 43 anos, com comorbidade, internado em hospital da rede privada desde o dia 3 de junho.

 


Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.