Casos de covid-19 no mundo caem 15% em uma semana

 




Os casos globais de covid-19 caíram 15% na semana passada, enquanto o número de mortes diminuiu 7%, graças a quedas marcantes da incidência nas áreas mais afetadas pela pandemia, exceto na América do Sul, onde o número de novas infecções e mortes ainda é muito alto.

De acordo com o relatório epidemiológico semanal da Organização Mundial da Saúde (OMS), três dos cinco países que registraram o maior número de casos absolutos na semana passada estão na região: Brasil (420 mil novos positivos), Argentina (219 mil) e Colômbia (150 mil, 40% a mais do que nos sete dias anteriores).

Em termos absolutos, 78 mil mortes e 3,5 milhões de novos casos foram notificados entre 24 e 30 de maio, o que a torna a quinta semana consecutiva de queda nas infecções e a quarta em mortes.

A Índia continua sendo o país que mais registra casos, com 1,3 milhão na semana passada, embora pareça ter atingido o pico da onda atual, já que esse número é 26% inferior que o da semana anterior, enquanto os Estados Unidos já foram ultrapassados em número de casos por Brasil e Argentina (153 mil no período estudado, queda de 18%).

A situação na América do Sul, que, assim como a América do Norte e a Europa, é uma das áreas mais atingidas pela pandemia, mas tem uma taxa de vacinação mais lenta em muitos de seus países, fez com que os casos semanais no continente americano caíssem apenas 2% na semana passada, enquanto na Europa caíram 26%.

Esses números também caíram significativamente no Sul da Ásia (-24%) e em menor medida no Oriente Médio (-1%), enquanto na Ásia-Pacífico cresceram 6% e na África aumentaram 22%, embora em termos absolutos essa região continue sendo a que registra o menor número de casos (52 mil entre 24 e 30 de maio).

Apesar da recente onda de casos na Índia e em outros países do sul da Ásia, a América continua a ser a região que também relatou o maior número de mortes na semana passada (31.000, uma redução de 1%), enquanto no Sul da Ásia o total de óbitos foi de 29.000 (8% a menos) e na Europa de 11.000 (uma queda de 17%).

O relatório da OMS indica ainda que a variante britânica (renomeada nesta semana para alfa) já está presente na maioria dos países do planeta (160), enquanto a sul-africana (beta) foi detectada em 113 e as variantes brasileira e indiana (gama e delta, respectivamente) estão em pelo menos cerca de 60 países.

Em relação à campanha global de vacinação, já são cerca de 2 bilhões de doses administradas no planeta, sendo 659 milhões na China, 294 milhões nos Estados Unidos, 246 milhões na União Europeia e 210 milhões na Índia.

Em termos relativos, a lista é encabeçada pelos Emirados Árabes Unidos, onde foram administradas 130 doses por 100 habitantes, seguidos por Israel (122), Bahrein (101), Chile e Mongólia (ambos com 96).

Fonte:R7