Prefeitura de Araraquara abre sindicância para apurar morte de gestante com Covid logo após o parto




A Fundação Municipal Irene Siqueira Alves – Vovó Mocinha (Fungota) responsável pela gestão das unidades de Pronto-Atendimento do Município e, desde 2020, responsável também pelo atendimento COVID-19 no Polo de Atendimento da Vila Xavier e Hospital de Campanha abriu Sindicância para apuração das condições e circunstâncias de atendimento à paciente Laisa Maria da Silva Santos na Unidade de Referência Covid da Vila Xavier (UPA VX), em virtude de reclamações registradas por familiares. 


A paciente de 27 anos, gestante de 8 meses e 10 dias diagnosticada com Covid-19, após passagens pelo pronto-atendimento na UPA VX, foi submetida, no último domingo (27), ao parto cesárea na Maternidade Gota de Leite. Vale ressaltar que não houve qualquer intercorrência materno-infantil neste procedimento, diz a nota enviada pela Fungota. O bebê encontra-se assistido na maternidade e em boas condições clínicas.


A nota segue explicando que, em razão de sua condição de paciente positivada para Covid-19, a mãe foi encaminhada ao serviço hospitalar de referência Covid-19, o Hospital de Campanha (leito UTI), mas não resistiu e veio a falecer na segunda-feira (28), quando houve piora no quadro clínico.


Família reclama de atendimento


A família discorda das algerações e considera que houve negligência em algum momento da peregrinação feita por Laísa em busca de ajuda médica, desde sua primeira ida a UPA da Vila Xavier até sua internação para tratamento de covid no Hospital de Campanha.