Servidores da Fundação Casa prometem greve para sexta-feira, 4




O Sindicato dos Servidores Público e Empregados Celetistas nas Fundações e Entidades do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei do Estado de São Paulo (SITSESP), através de nota oficial assinada pelo diretor Israel Leal de Souza, indica que na próxima sexta-feira, 4, a partir das 7h uma greve geral em todos os Centros de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa) no Estado de São Paulo. São Carlos tem uma unidade que funciona às margens da rodovia Professor Luís Augusto de Oliveira (SP-215).


Na nota encaminhada para a imprensa, o sindicato disse que a direção da Fundação Casa está irredutível em conversar com a categoria e quando isso ocorreu, teria sido para retirar direitos e benefícios conquistados ao longo dos anos.


Sindicalistas informaram que nesta sexta-feira devem ocorrer piquetes e carreatas em todas as unidades.


MOTIVAÇÕES


O SITSESP revelou ainda que a categoria estaria sem reajuste salarial desde 2015 e sem o repasse da inflação desde 2019. Os sindicalistas denunciam ainda que a categoria não tem Plano de Cargos e Salários há uma década e que a Fundação tem fechado centros de internações em todo o estado, transferindo servidores para cidades distantes dos seus domicílios, gerando assim um custo extra para os atingidos.


Outro fato que causou revolta aos servidores em época de pandemia da Covid-19, é que a Divisão de Recursos Humanos da Fundação, que o vale refeição dos trabalhadores em férias, afastados por comorbidades, afastados compulsoriamente, licença maternidade/adotante, atestado médico, falta injustificada, perspectiva de abandono, benefício indeferido, afastado para candidatura eleitoral e suspenção disciplinar, terão seus vales cortados e, ou, descontados em folha de pagamento. Para os créditos em 01/06, muitos desses trabalhadores não tiveram seus créditos no VR provisionado para esta data.