URGENTE- PREFEITO PODE DECRETAR NOVO LOCKDOWN A QUALQUER MOMENTO.



Araraquara entra em alerta máximo para um novo lockdown nesta terça-feira (08). Isso porque 21% dos testes realizados com pacientes sintomáticos e assintomáticos deram positivo para covid-19. 




Situação epidemiológica

Araraquara registrou nesta terça-feira mais 119 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 21,13% de 563 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 28,32% de 406 amostras, sendo, destas, 115 positivados.

Araraquara soma 22.655 casos confirmados de Covid-19.

Considerando que o índice de testes em geral (sintomáticos e assintomáticos) ultrapassou 20% na data de hoje, o município alcançou, pela primeira vez, o índice que estabelece o fechamento das atividades econômicas e sociais, desde que o decreto municipal entrou em vigor. O município entra, portanto, em estado de alerta máximo.

De acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos e sociais de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar 30% dos indivíduos sintomáticos ou 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo.

Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas e sociais será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.

Os números revelam, portanto, que a situação é grave e que a Covid-19 avançou na cidade, exigindo o cumprimento rigoroso das medidas sanitárias que podem conter a transmissão do vírus da cidade. O município está em estado de alerta máximo e cabe à população em geral participar deste enfrentamento, para evitar que medidas mais restritivas tenham que ser adotadas. Zelar pela vida é obrigação de todos.

O Comitê segue analisando com rigor a situação epidemiológica para deliberar sobre as novas ações de enfrentamento à pandemia e a força-tarefa da Prefeitura está nas ruas fiscalizando e cobrando o cumprimento das regras e normas previstas no decreto municipal.

Nesta terça-feira, do total de confirmados, 861 permanecem em quarentena e 21.337 já saíram. Aguardam resultado de exames 1.038 amostras.

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 7 de junho, 157 testes, em 8 estabelecimentos, sendo 4 positivados em diferentes estabelecimentos do setor de serviços.

Hoje, 197 pacientes estão internados. Destes, 104 estão em enfermaria – 4 suspeitos e 100 confirmados. E 93 confirmados estão na UTI.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 65% de leitos de enfermaria e 90% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 15 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 41 pacientes, o Hospital São Francisco tem 33 pacientes, o Hospital de Campanha tem 53 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 41 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 14 pacientes.

Do total de 197 internados, 108 são moradores de Araraquara e 89 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 43 estão em enfermaria e 46 estão em UTI.

Os 89 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (10), Araras (1), Barra Bonita (3), Barretos (1), Batatais (1), Boa Esperança do Sul (3), Borborema (4), Capivari (2), Descalvado (2), Dourado (2), Franca  (1), Gavião Peixoto (7), Guariba (1), Ibaté (3), Ibitinga (2), Itápolis (7), Leme (3), Limeira (1), Matão (2), Morro Agudo (1), Motuca (2), Piracicaba (2), Porto Ferreira (1), Ribeirão Bonito (1), Rincão (4), Santa Cruz das Palmeiras (1), Santa Eudóxia (1), Santa Rita do Passa Quatro (1), São Carlos (12), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (3), Tambaú (1) e Taquaritinga (2).

Araraquara registrou, até o momento, 457 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Araraquara já aplicou, até o momento, 106.373 doses, sendo 68.488 da primeira dose e 37.885 da segunda dose.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.