A preocupação com a variante Delta e por que vacinar-se contra a gripe ajuda no diagnóstico precoce





A variante Delta, antes chamada B.1.617.2 e conhecida como variante indiana, foi detectada pela primeira vez em outubro de 2020. Desde então espalhou-se amplamente na Índia e ao redor do mundo, sendo já registrada em mais de 90 países.


A Delta tem múltiplas mutações, é potencialmente mais contagiosa e letal que as demais variantes. Estudos têm analisado se as vacinas atualmente disponíveis são eficazes contra essa variante.


Devido a sua alta transmissibilidade e altos números de mortes decorrentes da infecção pela Delta, essavariante tem sido considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de preocupação. Os sintomas mais comuns têm sido comparados a um resfriado muito forte como forte dor de cabeça, nariz escorrendo e garganta dolorida.


Em tempos de pandemia, a vacinação contra a gripe(Influenza) não somente diminui a incidência de casos de Influenza, e consequentemente os casos de internações e riscos de morte, como também facilita no diagnóstico preciso da Covid-19 e suas variantes, dando seletividade aos sintomas e ajudando no diagnóstico precoce.


O vírus da Influenza chama-se Myxovirusinfluenzae e subdivide-se nos tipos A, B e C, no entanto, somente os vírus A e B são patogênicos para os humanos. Esse vírus possui altas taxas de mutação, o mais famoso deles é o H1N1 e sua variante H3N2.


A vacina trivalente protege contra três tipo de cepas do vírus da Influenza, as variantes H1N1, H3N2 da classe A do vírus e 1 cepa da classe B/Washington(linhagem B/Victoria). Essa vacina trivalente é disponibilizada nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).


Por outro lado, a vacina Tetravalente confere uma proteção a mais contra as variantes H1N1, H3N2 da classe A do vírus e 2 cepas da classe B/Washington(linhagem B/Victoria) e a B/Phuket (linhagem B/Yamagata). Essa vacina encontra-se disponibilizada somente nas clínicas privadas. A maneira mais eficiente de proteção contra a Influenza é a vacinação.


Dessa forma, certifique-se que sua vacina contra a Influenza confere essaproteção a mais.


A Clínica de Vacinas Previmune - Unidade São Carlos possui a vacina tetravalente, protegendo você e sua família de todas as variantes circulantes do vírus da Influenza.


Agende já um horário na Previmune Clínica de Vacinas - Unidade São Carlos - Tel. (16) 3412-3739 e Whats (16) 99108-1790.


Vacinas salvam vidas!!