Araraquara registra queda de 29% nas mortes por covid em julho

 

O número de mortes por covid-19 caiu 29% no mês de julho, em Araraquara. Neste sábado (31), pelo terceiro dia consecutivo, a cidade não registrou óbitos em decorrência da doença. 



Semana termina com cinco dias sem óbitos por Covid-19 em Araraquara


Com medidas restritivas de junho e vacinação, doença não causou vítimas fatais no domingo (25), na segunda (26), na quinta (29), na sexta (30) e neste sábado (31)


 

Araraquara termina esta semana com três dias consecutivos sem óbitos causados pela Covid-19, além de cinco dias alternados: domingo (25), segunda (26), quinta (29), sexta (30) e este sábado (31) não registraram vítimas fatais pela doença.



Outros índices, como média móvel diária de casos e internações, também estão em queda acentuada. A melhoria na situação da pandemia se deve às medidas restritivas, incluindo o lockdown adotado entre 20 e 27 de junho, e ao avanço da vacinação para as faixas etárias mais jovens.

 


O município atingiu neste sábado o menor índice de internações desde 28 de janeiro (antes da circulação da variante P.1), com 93 pacientes com Covid-19 ocupando leitos de UTI e enfermaria nos hospitais. Esse número já chegou a 247 pacientes no primeiro pico da doença, em fevereiro, e a 212 no mês de junho.

 


A média móvel diária (últimos 7 dias) de novos casos de coronavírus é de 68 neste sábado. No pico de junho, foi de 165. Em fevereiro, no pior momento da pandemia, a média móvel tinha atingido 189 casos diários.

 


O mês de julho terminou com 2.512 casos de Covid-19 confirmados em Araraquara, uma redução de 40% em relação aos 4.222 casos de junho. Em relação aos óbitos, julho registrou 47, uma queda de 30% se comparado aos 67 araraquarenses que perderam a vida para a doença em junho.

 


“A melhora na situação da pandemia é reflexo, primeiro, do lockdown e do distanciamento social, porque diminuem o número de casos e, consequentemente, diminuem os óbitos. Segundo, pelo avanço da vacinação. Também temos um trabalho intenso de busca ativa dos comunicantes dos pacientes positivados. Agradeço muito aos profissionais de saúde, que são importantes na vacinação e na busca ativa dos pacientes”, afirma a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

 


Vacinação



Segundo o Vacinômetro do Governo do Estado, Araraquara já aplicou 206.920 doses de vacinas contra Covid-19, sendo que 145.290 pessoas tomaram a 1ª dose (60,96% da população total), 55.746 tomaram 2ª dose e 5.884 receberam vacina de dose única (25,86% da população estão totalmente imunizados).


 

Em relação à população adulta (acima de 18 anos), segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, 82,05% já foram vacinados com pelo menos a 1ª dose ou a dose única e 33,45% já estão completamente imunizados (com duas doses ou a dose única).

 


Na sexta-feira (30), a vacinação começou para a população de 29 anos ou mais. Na próxima segunda-feira (2) chega a vez dos araraquarenses com 28 anos de idade.

 


Essas faixas etárias podem se imunizar em qualquer um dos nove polos de vacinação que estão instalados nas unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, UPA Vale Verde, Vale do Sol, Assentamento Bela Vista e Distrito de Bueno de Andrada, além do Sesa e do drive-thrus do Sesc e do Cear.

 


No ato da vacinação, as pessoas devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Para facilitar a triagem e agilizar as filas nos polos de vacinação, é importante a realização do cadastro prévio no site Vacina Já: https://vacinaja.sp.gov.br/.