Araraquara terá 100% de iluminação LED até o final do ano

 



Araraquara terá 100% de iluminação LED até o final de 2021. Essa é a meta do programa “Ilumina Araraquara”, que tem como objetivo a modernização, a expansão e a melhoria da rede de iluminação pública do município com a troca de lâmpadas e luminárias convencionais (vapor de sódio) pela tecnologia LED, sistema que garante maior luminosidade, menor consumo de energia elétrica e menor manutenção.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla, destaca os benefícios que o programa traz para a cidade. “Esse projeto envolve vários quesitos como maior segurança para todos os cidadãos, segurança no trânsito, economia de energia, que também vai gerar economia para a cidade na parte de manutenção, porque tem uma durabilidade maior e trará menos manutenção que o outro tipo. Além disso, o custo mensal que economizamos praticamente paga esse investimento a médio e longo prazo”, salienta.
Pelícolla conta que o programa já atuou em mais de 9 mil pontos de iluminação, o que representa praticamente 25% de toda a cidade. “Vamos trocar a iluminação de todas as ruas da cidade e mais cerca de 40 praças. A nossa meta é de concluir tudo até dezembro. Já temos algumas praças onde estamos fazendo essa alteração por LED como no Jardim Paulistano, Melhado, Jardim Esplanada, enquanto as outras estão na dependência dos envelopes de licitação que serão abertos na semana que vem”, explica.
O programa “Ilumina Araraquara” foi lançado em 2017 pelo prefeito Edinho, mas no ano passado ganhou um novo impulso com a assinatura do contrato de financiamento assinado com a Caixa. O mesmo contrato contempla a troca de toda a iluminação de vapor de sódio da cidade para LED.
Sérgio Pelícolla conta que o trabalho é executado por quatro equipes da empresa Fortnort, de Santos, que foram divididas, uma em cada região da cidade. “Dividimos a cidade em quatro quadrantes, que são as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, partindo dos bairros mais periféricos em direção ao Centro. O quadrilátero do Centro já tinha sido feito na primeira etapa do programa, por outra empresa, que era da Via Expressa à Rua Castro Alves, e da Avenida Padre Francisco Colturato até a 7 de Setembro. Agora o trabalho vem da periferia para o Centro em sentido horário. Na parte Sul, as equipes começaram pelo Jardim Dumont, a Oeste pelo Universal, a parte Norte pela Chácara Flora e a Leste pelo Jardim Pinheiros e Parque São Paulo”, disse o secretário.
Os serviços são executados nos períodos diurno e noturno, a fim de atender o prazo do contrato, que é até dezembro. “Todas as ruas da cidade serão contempladas nessa troca e não é necessário os moradores fazerem qualquer tipo de pedido. Se em frente à sua rua ainda não foi realizada a troca, provavelmente a empresa está finalizando outro setor da cidade, e em breve voltará para esse”, completa o engenheiro Fernando Valente, gerente de Iluminação Pública da Prefeitura de Araraquara. “Como a empresa apresentou uma luminária com eficiência energética superior à solicitada pelo edital, as ruas da cidade, além de uma iluminação mais branca, terão também mais iluminação (maior quantidade de lumens) sem comprometer o consumo de energia, como pode ser percebido dirigindo pela cidade à noite, ao passar de uma rua já trocada para outra que ainda está aguardando”, acrescenta Fernando.
Além da área central, o “Ilumina Araraquara” já passou pela Praça Paulo Mascia (Yolanda Ópice), Praça Major Abel Fortes (Parque Infantil, no Centro), Praça da Independência (Jardim Público), Praça Nossa Senhora do Carmo, Área de Lazer do Hortênsias, Área de Lazer do Jardim Del Rey, Área de Lazer do Jardim América, Praça do Teatro Municipal (Lívio Abramo), Residencial dos Oitis e Hortênsias.
Outras 41 obras estão previstas na cidade, com um investimento de quase 9 milhões de reais, entre elas estão: Praça do Japão, Praça João Bernal, Área de Lazer Elias Damus (Tangará), Área de Lazer do Jardim Florença, Área de Lazer do Victório de Santi, Campo de futebol do Jd. Indaiá, Área Adolfo Léo (Jd. Aclimação), Praça Álvaro Taniguchi (Santa Clara), Área Júlio Mesquita (Vila Xavier), Praça da Gruta (Jd. Vitória), Praça das Bandeiras (Centro), Praça Elizabete Amaral (Vila Xavier), Igreja Santa Angelina, Igreja São Sebastião, Jardim Popular, Área Laurindo Ferreira Filho (Jd. das Estações), Praça Tamoio (Jd. Tamoio), Área de Lazer do Melhado, Praça Jorge Borges Corrêa (Igreja Santana), Residencial São Bento, Praça dos Voluntários (Vila Gaspar), Praça do Imperador, Praça Christian Abud de Camargo (Vila Sedenho), Praça Dr. José Hage (Vila José Bonifácio), Praça Vicente Micelli (São José), Bosque Eduardo Michetti (Aclimação), Praça São Geraldo, Praça Daniel Munhoz Garcia (Jd. Silvania), Área de Lazer do Jd. Nova Época, Praça Jardim D. Pedro, Praça dos Ipês (Jd. dos Ipês), Praça do Cecap, entre outras.