Covid-19: Saúde começa vacinação das pessoas de 41 anos ou mais

 




Comissão de Organização da Vacinação se reúne nesta sexta (2) para definir o avanço do cronograma, com base nas doses de vacinas recebidas da DRS Araraquara

 

 

A vacinação das pessoas com 41 anos ou mais tem início nessa sexta-feira (2), em todos os polos de vacinação. Também nesta sexta, a Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19 se reúne para definir o avanço do cronograma municipal de imunização, que vai continuar seguindo os planos de imunização dos governos estadual e federal, com base nas doses distribuídas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS - Araraquara)

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas de 41 a 49 anos devem procurar qualquer polo de vacinaçãoinclusive o drive-thru do Cear e o drive-thru do Sesc. As pessoas com 50 anos ou mais, as pessoas 18 até 43 anos com comorbidades que ainda não se vacinaram devem procurar qualquer polo de vacinação, exceto o drive-thru do Cear e o drive-thru do Sesc.

 

As pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina, podem procurar qualquer polo de vacinação, também exceto drive-thru do Cear e o drive-thru do Sesc.

 

Além dos seis pontos de vacinação já em atendimento desde o início da imunização na cidade, a vacina também está sendo aplicada, com distribuição de senhas, de acordo com estoque disponível do dia, nas unidades de Saúde do Selmi Dei 4, Parque São Paulo, Alto dos Pinheiros, Jardim da Laranjeiras 1 e 2, Jardim Santa Lúcia 1, 2 e 3, Jardim das Hortênsias, Maria Luiza, Marivan, Jardim Pinheiros, Jardim Brasil, Cruzeiro do Sul, Biagioni, Vale do Sol, Paraíso, Jardim Brasília, Indaiá, Victorio de Santi e Adalberto Roxo, distrito de Bueno de Andrada e  Assentamento Bela Vista.

 

Vale ressaltar que no drive-thru do Cear e no drive-thru do Sesc, as pessoas que puderem e quiserem colaborar com a Rede de Solidariedade, podem doar um quilo de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal e limpeza ou cobertores e agasalhos que serão encaminhados às famílias em vulnerabilidade do município.

 

De acordo com a última atualização do Vacinômetro, do Governo do Estado, Araraquara aplicou, até o momento, 142.840 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 104.173 da primeira dose, 38.625 da segunda dose e 42 de dose única.

A Secretaria Municipal de Saúde também mantém a vacinação de gestantes e puérperas a partir de 18 anos. No caso das gestantes, é preciso apresentar a carteirinha de gestante e uma declaração do médico autorizando a vacinação, além dos documentos pessoais. Já no caso das puérperas, também além dos documentos pessoais, elas devem apresentar a autorização do médico e a certidão de nascimento do recém-nascido.

 

E segue a imunização de profissionais da educação, autistas maiores de 18 anos, mediante apresentação de carteirinha ou atestado médico; de motoristas e cobradores do transporte coletivo, pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais; pessoas com deficiência permanente, com e sem cadastro no programa BPC, de transplantados e pessoas com HIV.  Continua ainda a aplicação da primeira dose em maiores de 18 anos com comorbidades, e segunda dose de idosos.

 

É muito importante que as pessoas que já podem tomar a segunda dose procurem um dos polos de atendimento e completem a imunização contra a Covid-19.

 

Confira quem pode se vacinar e os locais:

 

  

A partir de 02/07: sexta-feira

Pessoas com 41 a 49 anos

O que levar: Apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Onde: Em todos os polos de vacinação, inclusive drive-thru do Cear e drive-thru do Sesc

 

 

Pessoas com 50 anos ou mais que ainda não se vacinaram ou segunda dose

O que levar: Apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Onde: Todos os polos de vacinação, com exceção do drive-thru do Cear e do Sesc

 

Pessoas de 18 anos até 43 anos, com comorbidades, que ainda não se vacinaram ou segunda dose

O que levar: Apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Laudo médico atestando a comorbidade

Onde: Todos os polos de vacinação (com exceção do drive-thru do Cear e do Sesc)

 

Profissionais da educação que trabalham em Araraquara com 18 anos e mais: apresentar o QRC.

Onde: drive-thru do Cear

 

- Grávidas e puéperas: drive-thru do Cear, do Sesc, estacionamento da UPA Vale Verde, CMS Vila Xavier e PSF Iedda

 

Pessoas com autismo de 18 anos ou mais - com apresentação de carteirinha ou atestado médico: qualquer ponto de vacinação, exceto drive-thru do Cear e do Sesc

 

Motoristas e cobradores: somente com apresentação do QRC.

 Onde:  drive-thru do Sesc e drive-thru do Cear

 

Idosos - segunda dose: em todos os polos de vacinação, exceto drive-thru do Cear e do Sesc

 

Pessoas com síndrome de Down e 18 anos ou mais: CMS da Vila Xavier (próximo a APAE)

 

Pessoas com deficiência permanente e 18 anos ou mais, com ou sem BPC: qualquer ponto de vacinação, exceto drive-thru do Cear e do Sesc

 

Transplantados: unidade do Sesa

 

Pessoas com HIV: unidade do Sesa