Inverno aumenta casos de doenças respiratórias e médico faz alerta




O clima seco e a consequente estiagem, as queimadas e a baixa umidade do ar, características desta época do ano, são um ‘combo’ maléfico para quem possui problemas respiratórios. O inverno é um período do ano onde várias pessoas sofrem com asma brônquica, renite alérgica, doença pulmonar obstrutiva crônica, entre outros.


Diante de tal quadro, o médico pneumologista Antonio Delfino Oliveira Júnior, 54 anos, clínico geral e coordenador da equipe hospitalar da Unimed concedeu uma entrevista e forneceu importantes detalhes para que as pessoas que possuem tais comorbidades possam passar pelo período com mais qualidade de vida.


Inicialmente Delfino afirmou que os cuidados têm que ser redobrados e quem possui problemas respiratórios devem realizar manutenções para que não ocorra um possível agravamento.


Abaixo, a entrevista concedida pelo pneumologista ao São Carlos Agora:


A ENTREVISTA


São Carlos Agora - Estamos em época de estiagem, tempo seco e queimadas. Quais são os cuidados ideais para preservar a saúde?


Antonio Delfino Oliveira Júnior – Nesta época, devido ao clima seco, o ideal é ingerir bastante líquido, pois no frio diminui a ingesta hídrica e isso pode prejudicar. Se a pessoa possuir alguma doença de base, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, faça o tratamento de manutenção para ter tudo sob controle.


SCA - Em época de pandemia, onde os sintomas podem confundir a pessoa, quais seriam os cuidados extras nesta época do ano?


Delfino – Em época de pandemia da Covid-19, os cuidados extras, todo o ser humano deveria ter desde o início, como distanciamento social, uso de máscara, álcool gel para assepsia das mãos. Esses são os principais cuidados que todos deveriam ter.


SCA - Quem sofre mais com a qualidade do ar. Crianças ou adultos?


Delfino – Os extremos das idades sofrem mais. As crianças pequenas (inferior a 3 anos) e os mais idosos, principalmente aqueles que possuem doenças respiratórias de base. Essas pessoas são as que tem maiores problemas e requerem mais atenção.


SCA - Para cada faixa etária há um tratamento médico diferenciado?


Delfino – O tratamento médico diferenciado não é só para cada faixa etária. Depende mais do tipo de patologia que o paciente apresenta. Na faixa etária infantil é muito comum as doenças como asma brônquica e renite alérgica. Na idade adulta também tem essas doenças, mas começa a ter uma certa prevalência de doença pulmonar obstrutiva crônica (como enfisema pulmonar). O tratamento diferenciado não é só para faixa etária, mas principalmente para a patologia de base que a pessoa tem.


SCA - As pessoas que possuem problemas respiratórios têm que ter cuidados diferenciados nesta época do ano?


Delfino – Sim. As pessoas que têm problemas respiratórios nesta época do ano (clima seco) necessita atenção. Estamos em época de pandemia, mas antes era comum surtos de gripe e resfriado. As pessoas que já tinham algum problema respiratório eram as mais afetadas. É fundamental que elas tenham uma atenção extra nessa época do ano.


SCA - Normalmente quais são as doenças mais oportunistas nesta época do ano?


Delfino – São as viroses respiratórias, como gripe e resfriado. Esse ano e em 2020, a pandemia da Covid-19.


SCA - Quais são as doenças consideradas mais graves?


Delfino – Com a pandemia, é a Covid-19. Mas lembro que as pessoas que possuem patologia respiratória, enfisema pulmonar, asma grave, são comorbidades de risco que complicam ainda mais nesta época.


SCA - Nesta época do ano o movimento de pessoas adoentadas aumenta muito? Quanto seria?


Delfino – Normalmente, todo inverno aumentam as doenças respiratórias. Existe um trabalho interessante de um pneumologista de Araraquara (Marcos Arbex) e um de Piracicaba (Eduardo Cançado), onde mostraram que no outono e inverno, devido as queimadas na região (colheita da cana), deixavam o ar seco e poluído e o atendimento nos prontos socorros das cidades aumentavam consideravelmente. Isso motivou uma lei que proibiu a queimada no estado de São Paulo. Portanto, em todo o inverno, quem tem problema respiratório, corre o risco de ter problemas e aumentar os atendimentos.


SCA - Na sua opinião, os governos (municipal, estadual, federal) faz campanhas educativas eficazes?


Delfino – Acredito que não. Poderia ter uma divulgação maior dos cuidados e das prevenções e principalmente para que cada um mantenha sob controle a sua doença de base.


Fonte: São Carlos Agora