“Ninguém tomou vacina vencida em Araraquara”, afirma Secretaria Municipal de Saúde

 



“Ninguém tomou vacina vencida em Araraquara”, afirma Secretaria Municipal de Saúde

 

Investigação confirma atraso no lançamento da aplicação das doses no sistema do Ministério da Saúde. Vacina foi aplicada dentro do prazo de validade

 

Ninguém tomou vacina vencida em Araraquara. Esta foi a conclusão das investigações iniciadas pela Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira (2), quando foi levantada a suspeita de aplicação, em unidades de saúde do município, de 13 doses de lotes da vacina Astrazeneca que estariam com a data de validade vencida.

De acordo com Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, ao tomar conhecimento do caso, imediatamente as 13 pessoas que teriam recebido essas doses suspeitas foram identificadas e, ao entrar em contato e verificar as datas de aplicação da vacina que constam nos cartões de vacinação de cada uma delas, as equipes de saúde confirmaram que o imunizante foi aplicado dentro do prazo de validade.

“Conforme já havíamos suspeitado, houve atraso no lançamento da aplicação dessas doses no sistema do Ministério da Saúde. As doses foram aplicadas na data certa e ninguém deve ficar preocupado com isso. As pessoas devem continuar atentas à data da segunda dose que consta no cartão de vacinação e retornar ao posto de saúde, nesta data indicada, para completar a imunização com a segunda dose”, afirmou a secretária municipal de Saúde.

Ela volta a reforçar a importância do processo de vacinação contra a Covid-19 no enfrentamento da pandemia. “ Estamos na batalha contra uma doença grave e a vacina é segura. Aliada ao distanciamento social e à adoção de máscaras, a vacina contra o Coronavírus é a principal arma cientificamente comprovada contra a doença”, conclui Eliana Honain.