Campanha que reelegeu Edinho é destaque no 2º Prêmio Camp da Democracia

 





A campanha eleitoral que resultou na reeleição de Edinho Silva à Prefeitura de Araraquara no pleito de 2020 foi um dos destaques do 2º Prêmio CAMP da Democracia, que homenageou, na noite de segunda-feira (30), os profissionais e empresas que atuaram em campanhas eleitorais, governamentais e de defesa de interesse nos anos de 2019 e 2020. A cerimônia virtual de entrega dos troféus ocorreu como parte da programação do Expo Digitalks 2021.

O trabalho desenvolvido pela equipe liderada pela jornalista Nara Alves recebeu quatro premiações: faturou a prata na categoria “Melhor Jingle” com “Minha Cidade Araraquara”, prata na categoria “Melhor Estratégia de Redes Sociais”, prata na categoria “Melhor Campanha Digital Eleitoral” e bronze na categoria “Melhor Campanha para Prefeito”. Além disso, a comunicação do mandato também foi premiada com o bronze na categoria “Melhor Campanha Institucional de Município”.

“A principal matéria-prima da campanha foi, sem dúvida, a aprovação da gestão Edinho pela população, que reconhece nele um prefeito sério e competente, especialmente diante da pandemia”, avalia Nara. A coordenadora da campanha ressalta, ainda, que todo o trabalho foi realizado sem a contratação de agência ou produtora, mas contou com uma equipe muito empenhada e militante, além de dezenas de voluntários.

A canção vencedora na categoria “Melhor Jingle” é uma adaptação de um jingle histórico do Partido dos Trabalhadores, composto originalmente por Hilton Acioli, que autorizou a adaptação da letra para Araraquara. A nova versão, “Minha Cidade Araraquara”, ganhou arranjo e interpretação do grupo Seresteiros, liderado por Kris Pires.

Vale destacar que na primeira edição do prêmio, em 2016, o trabalho em torno da eleição de Edinho à Prefeitura de Araraquara já havia vencido em três categorias: “Melhor Estratégia de Redes Sociais”, “Melhor Campanha Digital Eleitoral” e “Melhor Campanha para Prefeito”. Nara aponta que o pioneirismo da equipe no uso dos recursos de interação online fez a diferença naquela premiação. “Em 2016, a questão das redes sociais ainda era novidade para a maioria das campanhas e nós fomos pioneiros no uso do ao vivo e na interação como um todo. Em 2020, as campanhas já estavam mais atentas às redes sociais. Então, eu não esperava que pudéssemos ganhar”, menciona.

Edinho exalta o alto nível da campanha e a preocupação em oferecer propostas claras para os eleitores. “Uma campanha feita com diálogo, com olho no olho, sem ataques, sem mentiras. Uma campanha pautada em propostas, em projetos, em debates sobre a Araraquara do futuro no pós-pandemia, respeitando as pessoas. Essa campanha eleitoral foi reconhecida com essa premiação”, comenta.

Comunicação do mandato também é premiada

O prefeito também enalteceu a conquista do bronze para a comunicação institucional de seu mandato. “Parabenizo todos os profissionais da comunicação da nossa campanha e também do nosso mandato que mostraram que é possível, sim, sem grandes recursos, levar informações e uma comunicação de qualidade à população”, salienta.

A secretária municipal de Comunicação, Priscila Luiz, comemora o reconhecimento do trabalho de sua equipe. “Agradeço aos funcionários da SeCom que se dedicam diariamente à construção de uma comunicação pública de qualidade, que informe, que preste contas à população e que garanta a participação social. Essa premiação é resultado de uma dedicação extrema de cada um durante todo o mandato, em especial durante a pandemia”, ressalta.