Cidade de SP vacina adolescentes com 12 anos na segunda-feira (23)

 



A cidade de São Paulo iniciará, a partir de segunda-feira (23), a vacinação de pessoas com 12 anos ou mais com comorbidade, deficiência, e grávidas e puérperas, que deverão apresentar um documento médico e a certidão de nascimento do bebê para autorização da imunização. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) reforçou que todos os adolescentes devem estar acompanhados de um adulto responsável.

Neste sábado (21), as 82 AMAs estarão abertas realizando a repescagem para 16 e 17 anos. Este grupo conta com 48 mil adolescentes, sendo que apenas 3.800 se vacinaram. De 12 a 15 anos são 92 mil, que começarão a receber o imunizante na próxima semana. O prefeito garantiu que há doses suficientes na Capital.

Nunes comparou a adesão à vacinação dos adolescentes à dos adultos, que, de início, também foi baixa. Ele acredita que os jovens adotarão a campanha e as equipes pensam em estratégias para atrair o público, assim como a Virada da Vacina.

Em relação à xepa para a segunda dose, Nunes informou que, a partir de segunda-feira (23), a cidade reduzirá o intervalo entre as doses da Astrazeneca e Pfizer de 90 para 30 dias.

Com isso, as pessoas que tiverem tomado a primeira dose há pelo menos 30 dias, poderão se inscrever nas 468 UBSs da cidade para receberem a segunda dose na xepa.

O prefeito informou que, até o momento, só há previsão de antecipação por meio das doses remanescentes, disponíveis na capital. A Coronavac continua com o intervalo de pelo menos 15 dias.

Já em relação à terceira dose, o secretário municipal de saúde Edson Aparecido afirmou que segue as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI). Aparecido informou que fizeram contato com o ministro da saúde Marcelo Queiroga no último sábado (14), que disse que a situação ainda está em análise.

Variante Delta

O secretário Edson Aparecido informou que, na capital, foram detectados 171 casos da variante Delta. Na última semana, 20 amostras foram sequenciadas e confirmadas.

Na segunda-feira (23) um novo sequenciamento deve ficar pronto e Aparecido afirmou que as autoridades sanitárias estão esperançosas. Isso porque se o número se repetir, segundo ele, demonstrará que a situação está controlada.

Com o avanço da vacinação foi constatado uma contenção na propagação da variante, assim como as medidas protetivas. Segundo o secretário, profissionais detectaram que a distribuição da máscara N95 aos pacientes sintomáticos respiratórios e seus familiares e contactantes tem causado impacto positivo na propagação do vírus.

Fonte:R7