Duas festas clandestinas são encerradas em Araraquara

 





O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta segunda-feira, 30 de agosto de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM.

 

De 23 a 29 de agosto, foram contabilizadas 367 ações de fiscalização. Destas, foram 207 ações, de 23 a 26 de agosto, e 160 durante o fim de semana, de 27 a 29 de agosto. Além disso, foram realizadas 17 ações de apoio às equipes da Secretaria Municipal da Saúde que realizam visitas domiciliares aos positivados, que resultaram em 1 auto de infração, por descumprimento do isolamento social. 

 

Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:

Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares: 132

Pesque-pague: 1

Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal/ atacadistas/ varejistas e supermercados de grande porte: 39

Academias/ condicionamento físico: 1

Clubes/salão de festas ou eventos: 1

Construção civil/ casa de material de construção: 7

Escolas: 3

Outros estabelecimentos comerciais: 162

Áreas de lazer/chácaras/campo de futebol: 1

Residências/ condomínios/ repúblicas: 17

Igrejas: 3

Destas ações, foram adotados os seguintes procedimentos:

Auto de infração (multas): 17

Auto de infração com fechamento do estabelecimento: 2

 

Os autos de infração com fechamento de estabelecimento foram registrados em duas festas clandestinas realizadas no fim de semana, que exigiram ação da força-tarefa.

 

Uma das ocorrências foi registrada na madrugada de domingo, em um grêmio recreativo, localizado no Parque Tropical, cuja sede foi alugada para uma festa que reunia cerca de 300 pessoas. No local, foi constatada aglomeração irregular pelos agentes da força-tarefa, além de descumprimento das regras sanitárias obrigatórias dispostas no decreto municipal em vigência, resultando em dispersão do público presente, a maioria sem máscara. Também foi lavrado Boletim de Ocorrência e registrado auto de infração com multa, seguido de interdição do estabelecimento.

 

A outra aglomeração irregular com descumprimento das regras sanitárias exigidas por decreto municipal foi registrada no domingo, em um clube esportivo localizado no Jardim Botânico, que também foi alugado para uma festa particular. No local, cerca de 300 pessoas participavam do evento. Ao constatar as irregularidades, a força-tarefa dispersou as pessoas que se aglomeraram na festa, a maioria sem máscara, registrou Boletim de Ocorrência, auto de infração com multa e ainda interditou o local.

 

A força-tarefa vai continuar nas ruas para fiscalizar o cumprimento do decreto municipal em vigor e é importante que todas as regras de enfrentamento à pandemia de Covid-19 sejam rigorosamente respeitadas. E a população também deve manter as medidas sanitárias que podem evitar a transmissão do vírus. Todos devem continuar atentos e participando dessa batalha contra a Covid-19.