Foto mostra mais de 600 afegãos fugindo em avião militar dos EUA

 




A foto mostra mais de 600 afegãos - mulheres, homens, crianças e idosos - amontoados dentro de um enorme avião militar dos Estados Unidos, durante a dramática fuga de pessoas horas depois de Cabul - a capital do Afeganistão - cair nas mãos do Talibã no domingo (15).

A imagem, que viralizou, foi tomada no interior de um avião C-17 de transporte da força aérea dos Estados Unidos. Foi feita e divulgada pelo site de informação militar Defense One.

Os afegãos espremidos no domingo à noite no 'ventre' do gigantesco cargueiro fazem parte daqueles que estavam autorizados a serem retirados do país pelas autoridades americanas, segundo este site.

No total, havia 640 afegãos a bordo, segundo fontes militares dos Estados Unidos.

No entanto, o avião não estava previsto para voar com tantos passageiros, afirmou um militar à Defense One. Muitos deles subiram desesperadamente no avião pela rampa traseira do C-17.

"A tripulação tomou a decisão de voar" em vez de forçar os afegãos a saírem do avião, explicou o responsável militar.

Isso aconteceu enquanto os talibãs ocupavam as ruas de Cabul e os cidadãos afegãos, apavorados, corriam para o aeroporto com a esperança de embarcarem em algum voo e saírem do país.

Entre as pessoas visíveis na foto está uma criança, com uma mamadeira, no colo de uma mulher. Muitos dos passageiros levam consigo crianças pequenas.

Quase não há pertences à vista, exceto pequenas maletas ou mochilas.

O avião pousou no Qatar na madrugada de segunda-feira, segundo o site FlightAware. Fontes militares dos EUA não informaram seu destino.

Este C-17 não foi o único a retirar tantos afegãos do país. Segundo a Defense One, que cita autoridades militares, vários aviões decolaram de Cabul com um grande número de afegãos.

Não é a primeira vez que o Boeing C-17 - avião de transporte da US Air Force - é utilizado para a fuga em massa.

Em 2013, um C-17 voou com cerca de 670 passageiros do leste das Filipinas após a passagem do tufão Haiyan.

Em sua configuração habitual, um C-17 transporta 100 soldados com todo o seu equipamento militar.

fonte:r7