Prefeitura relata que preferiu não tomar medidas drásticas contra aglomeração na Fonte

 




A força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM, continua nas ruas fiscalizando o cumprimento do decreto municipal no 12.660, que começa a vigorar na data de hoje, adequando as medidas voltadas à contenção da disseminação da Covid-10 no município às novas regras do Plano São Paulo, do Governo Estadual. O decreto, na íntegra, está no site da Prefeitura.

Sobre a aglomeração ocorrida na noite de ontem na Avenida Bento de Abreu, nas imediações do Teatro Municipal, a Prefeitura esclarece que foi, a princípio, algo que se deu de forma espontânea, com jovens que já frequentavam o local, os quais se aglomeraram e provocaram a interrupção do trânsito, colocando em risco a vida de dezenas de pessoas.

A Prefeitura de Araraquara, bem como as forças de segurança do município, foram pegas de surpresa com a dimensão da aglomeração causada e, de acordo com procedimentos de segurança pública, entendeu por bem não tomar nenhuma medida com uso de força para não gerar tumulto e cenas de violência. A reação diante de uma ação policial se tornaria completamente imprevisível, em virtude do número de pessoas já presentes no local.

O município, por óbvio, estudará medidas a serem tomadas junto com Policia Militar para evitar que o fato se repita. A Prefeitura compreende que as medidas restritivas adotadas durante os piores momentos da pandemia impediram que todos, em especial os jovens, tivessem acesso ao lazer e manifestações culturais. Mas, claro que, por mais que o município seja compreensivo diante deste fato, não é possível permitir que aglomerações aconteçam ignorando que ainda vivemos uma pandemia.

Também importante ressaltar que o projeto Bento Aberta, que será lançado no próximo dia 29, em meio às comemorações de aniversário de Araraquara, tem exatamente uma proposta contrária a essa aglomeração. Trata-se de uma opção de ocupação pública do local, porém de forma disciplinada, organizada e monitorada pelo município. O horário será das 07h às 12h, com foco em atividades individuais de esporte e lazer que não gerem aglomerações, com cumprimento das medidas de proteção como uso de máscara e distanciamento.

Ainda sobre as medidas de fiscalização do cumprimento do decreto municipal em vigor, a força-tarefa realizou 3 ações de apoio às equipes da Secretaria Municipal da Saúde que realizam visitas domiciliares aos positivados e registrou 3 autos de infração por descumprimento do isolamento.

É fundamental que a população continue respeitando as regras e adotando as medidas sanitárias preventivas de controle da pandemia de Covid-19, entre elas o distanciamento e o uso correto de máscaras.