Bairros de Araraquara recebem placas informando sobre risco de incêndio

 




A Chácara Flora e a Estação Experimental de Araraquara, também conhecida como Horto Florestal, receberam 11 placas informativas de “Área sujeita a incêndio”. As placas foram instaladas pela Gerência de Fiscalização e Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com o objetivo de alertar a população sobre o risco de incêndios, visto que a maioria dos focos de incêndio tem origem a partir de ações humanas.

 

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, explica que incêndios urbanos e rurais são cada vez mais frequentes no município de Araraquara, sobretudo no período de estiagem que se estende de abril a setembro, marcado pela baixa pluviosidade e umidade relativa do ar.

 

“Nós estamos intensificando o trabalho de fiscalização dessas queimadas em áreas urbanas”. Ele reforça que além da fiscalização, o setor é responsável pelo trabalho de educação ambiental da população. “Diante desse cenário, as áreas de fragmento de vegetação nativa e florestal identificadas como suscetíveis à propagação de incêndios receberão placas informativas alertando à população sobre o risco desses eventos, visto que a maioria dos focos de incêndio tem origem a partir de ações antrópicas”.

 

Participaram dessa primeira ação, além do secretário da pasta, José Carlos Porsani, o coordenador Executivo de Gestão Ambiental, Gelson Caldeira Dantas, o engenheiro agrônomo morador da região, Marcos Bombarda Filho, além de representantes da Associação dos Moradores e Amigos dos Bairros da Região da Chácara Flora – AMAR-FLORA.